As convenções estão em ritmo acelerado

ROBERTO BARBOSA


Termina quarta-feira o prazo para que os partidos políticos realizem suas convenções, escolha seus candidatos, apontem quem estão apoiando, etc, etc, etc. O que se tem visto são as enganações às pampas e um bando de gente indo de todas as partes de ônibus, vans e carros particulares para participarem dessas “festas”. O que eu me pergunto, entretanto, é se essas pessoas estão indo por causa da política, porque estão ganhando alguma coisa ou se esperam que haja comida à vontade no chamado “0800”. Não dá para acreditar, sinceramente, que a maioria pensa que nas eleições deste ano as coisas vão ser diferentes e que o Brasil irá mudar para melhor.
As safazedas [ou amarrações políticas] estão em todos os partidos. Brigas para mostrar poder, democracia, independência, tudo não passam de armações sob o manto do “debate político”, onde o povo, certamente, não é a figura principal, salvo na hora de depositar seu voto nos engravatados, cada vez mais ricos, gordos, poderosos e de difícil acesso fora do plano ano eleitoral.
Eu sou uma pessoa totalmente desiludida quando se trata de eleição e de encontrar um político sério e honesto. Votem nele, seja quem for seus escolhidos. Depois de eleitos, procurem por eles e verifiquem se será fácil encontrá-los ou ser atendidos.
Nas amarrações políticas, serão contemplados com cargos e D.A.Ss. quem tive peso maior perante aquele que vai ficar com o poder nas mãos. Talvez não seja o que mais conseguiu votos ou que mereça o cargo e o D.A.S. por sua competência. É sempre assim. Por isso é que as coisas estão sempre todas erradas neste país.
Outro dia, eu entrevistava um desses políticos que é candidato a deputado federal, e ele dizia que o povo tem muita culpa pelos erros que se vê na condução da política brasileira. E por quê, perguntava eu. Ora, dizia aquele, porque o povo vota, também com os próprios interesses, com a moeda de troca. Ele vota em troca de alguma coisa. Por isso, grande parte dos políticos que vão para os cargos, passam, exatamente, a cuidar dos próprios interesses, porque, pela corrupção, já pagaram ao eleitor pelos votos recebidos, e assim, questões importantes vão ficando de lado.
É por isso que os ônibus seguem lotados de pessoas. Me lembrei, agora, dos caminhões boiadeiros, levando o gado para os matadouros...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MP recebe dossiê contra o presidente da Câmara de Vereadores de Tomé-Açu

Eleição em Abaetetuba poderá ter um terceiro turno

Povo esquecido e abandonado no Tapanã