População do Norte ainda perde para a do Sul quando assunto é alimentação, diz pesquisa
ROBERTO BARBOSA
Pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística mostra o quanto há diferença social entre a população do Norte e a população do Sul do Brasil. Pelo menos 35% dos brasileiros não tem alimento suficiente para se satisfazer diariamente e o maior número de insatisfeitos aparece nesta região, de onde são exportados milhões em recursos minerais e madeireiros.
Desta forma, o programa “Fome Zero”, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que já está chegando ao final de seu segundo mandato, ainda não atingiu plenamente seus objetivos, apesar de as famílias brasileiras terem aumentado seu acesso à comida significativamente nos últimos sete anos. Contudo, segundo a pesquisa, o percentual é bem inferior quando comparado ao período de 2002/03. Naquela fase, os alimentos eram insuficientes para 46,7% da população brasileira.
Conforme esses dados, nesta região, 50% das famílias ainda não comem exatamente o que necessitam, apesar de ter havido a redução da fome em todas as regiões. No Sul e Sudeste, a situação de fome baixou para 29,4% da população e, no Norte, de 63% para 51%. No entanto, há um grande número de pessoas que não comem nem o suficiente e nem exatamente o que desejariam comer por falta de recursos.
Comentários