Missa encerra festa de Sant’Ana


ROBERTO BARBOSA

O arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, celebra missa, neste momento, na frente da Igreja de Sant’Ana da Campina, encerrando duas semanas de intensa programação em honra à padroeira dos avós e do bairro comercial. Os trabalhos de preparação da festividade começaram com a IV Semana Missionária. Depois, ocorreu a festa, com programações religiosa e cultural, além do arraial com vendas de comidas típicas e artigos religiosos.
Nazaré Sarmento Barbosa, da Pastoral da Comunicação, revela que para ela é uma bênção poder participar dessa festividade. “É o meu dízimo, meu trabalho para Deus, servir à nossa Igreja.
Ela acrescenta que se tornou devota de Sant’Ana por causa de sua mãe que freqüentava a bi- centenária igreja do comércio e hoje, deste modo, é uma das pessoas leigas que se doam ao trabalho da paróquia.
Neste dia, em que a frente da igreja está lotada de fiéis para o ponto alto da festividade, que é a solene celebração litúrgica, também marca a primeira visita de Dom Alberto ao templo do comércio que está fechado há seis anos para obras de restauração pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
A comunidade paroquial está rezando a Sant’Ana, pedindo a graça de que as obras terminem o quanto antes, para que todos possam voltar para a igreja-matriz. No momento, todos os ofícios religiosos (missas, casamentos, batizados, novenas, encontros de orações) acontecem na capela do Colégio Santo Antonio, sede provisória da Paróquia de Sant’Ana, que foi fundada em 1.727. O templo foi obra do arquiteto italiano Antonio José Landi que era devoto de Sant’Ana. Seus restos mortais estariam sepultados na igreja, porém, com as obras recentemente realizadas, não foi possível localizar qualquer vestígio do suposto sepulcro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MP recebe dossiê contra o presidente da Câmara de Vereadores de Tomé-Açu

Eleição em Abaetetuba poderá ter um terceiro turno

Povo esquecido e abandonado no Tapanã