Aberta a temporada de grandes eventos para debater Amazônia, clima, ESG, no Brasil e no mundo
O Brasil detém cerca de 15% da biodiversidade do planeta e a Amazônia se destaca como a área mais extensa e necessária para a humanidade conseguir fazer frente à crise climática. Em razão disso, diversas organizações anunciam eventos para abordar essas questões, de modo a aumentar o grau de mobilização da sociedade internacional. O primeiro será realizado de 6 a 8 de novembro, em Belém (PA): a Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, que receberá especialistas e autoridades de renome global na programação. A expectativa desta conferência em Belém é oferecer contribuições para a COP30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas, que será realizada no Brasil em 2025.
A Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias já confirmou a participação de John Kerry, ex-secretário de Estado e, até o início de 2024, enviado especial do Clima do governo dos EUA. Ele participará do evento, no dia 7/11, a partir das 12h, assim como outras personalidades: Laurence Tubiana, CEO da European Climate Fondation (ECF), representante especial do governo francês para a COP 21, que selou o Acordo de Paris em 2015. Ela fará sua apresentação no dia 6/11, às 15h; e Ellen Johnson Sirleaf, primeira mulher africana a ser eleita presidente (Libéria) e ganhadora do Prêmio Nobel da Paz. Ela falará ao público no dia 8/11 às 12h. Tubiana e Sirleaf estarão presentes ao evento. O governo brasileiro terá entre seus representantes o Embaixador André Aranha Corrêa do Lago, Secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores. Ele falará no dia no dia 7/11, às 9h. As inscrições estão abertas, são gratuitas e com vagas limitadas.
O evento é organizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e tem a parceria do governo do Pará e é apresentada por Vale e tem como patrocinadores: BHP (categoria master); Hydro (categoria premium); Itaú e MRN (categoria Belém); Alcoa (categoria gestão de resíduos); FIEPA (categoria indústria). Os apoiadores institucionais são: CNI, CEBDS, Aberje, Uma Concertação para a Amazônia. Também figuram como apoiadores o Sesi e o Senai. A Latam é a companhia aérea oficial.
Confira a lista de outros eventos sobre temáticas como clima, ESG e Amazônia:
• 29ª Conferência das Partes (COP-29), em Baku, Azerbaijão, entre 11 e 22 de novembro de 2024;
• World ESG Summit, de 19 a 21 de fevereiro de 2025, em Al-Khobar, Arábia Saudita;
• Fórum Brasileiro de Finanças Climáticas, dias 26 e 27 de fevereiro de 2025, em São Paulo – integra a agenda de eventos do G20, que tem o Brasil na atual presidência;
• Sustainability Live Net Zero, de 6 a 7 de março de 2025, em Londres, Inglaterra;
• World Future Energy Summit, de 16 a 18 de abril de 2025, em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos;
• Innovation Zero, de 30 de abril a 1º de maio de 2025, em Londres;
• BID Investor Sustainability Week, de 11 a 13 de junho de 2025, em Manaus (AM), organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Imagem: Divulgação
Comentários