Via Sacra e Sermão das 7 palavras movimentam fiéis católicos de Belém


Dom Alberto Taveira presidirá o Sermão das Sete Palavras hoje, a partir do meio-dia
ROBERTO BARBOSA


Desde às 8h está acontecendo em diversas ruas da capital paraense a encenação da Paixão e Morte de Jesus Cristo com a chamada Via Sacra. A maior delas, chamada Procissão do Senhor dos Passos, que reúne milhares de fiéis, saiu da Basílica Santuário de Nazaré e caminha para a Catedral Metropolitana Nossa Senhora de Belém, onde ocorrerá o Sermão do Encontro.

Logo mais, às 12h, o Senhor Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, preside o Sermão das Sete Palavras, em que irá refletir sobre as últimas palavras proferidas por Cristo no alto da Cruz.

A tradicional cerimônia acontece na Capela do Colégio Santo Antônio, para onde deve convergir uma multidão de fiéis. O templo, que foi previamente preparado para o evento, a exemplo de anos anteriores, já tem um grande número de fiéis que chegam cedo para marcar o lugar, do contrário, não terão como ingressar na capela.

Alguns fiéis dizem que só tomaram o café da manhã e farão jejum até voltar para casa, depois das 15h, quando encerra o sermão.

Neste ano Dom Alberto Taveira irá presidir o sermão, porque, desta maneira, quer se apresentar para a população de Belém, ele que assumiu o comando da Arquidiocese de Belém há apenas nove dias. Assim, a escolha do pregador, que é feita pelo próprio bispo, foi uma decisão de Dom Alberto de, ele mesmo, neste ano, presidir a celebração.

Depois do Sermão das Sete Palavras, às 16h, acontece a Cerimônia da Paixão, com adoração da Cruz e a Procissão do Senhor Morto, realizada pela Paróquia de Sant'Ana que está com sede provisória instalada na Capela do Colégio Santo Antônio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MP recebe dossiê contra o presidente da Câmara de Vereadores de Tomé-Açu

Eleição em Abaetetuba poderá ter um terceiro turno

Povo esquecido e abandonado no Tapanã