Retiro da Arquidiocese de Belém reúne 830 missionários no Centro de Cultura

A coordenação de Pastorais e coordenação das Santas Missões Populares, da Arquidiocese de Belém, deram mais um passo para o avanço do projeto Igreja de Belém em Missão, em preparação para a celebração do jubileu dos 400 anos de evangelização da Amazônia a partir da capital paraense. No sábado e domingo, 830 missinários das 64 paróquias da capital e região metropolitana, estiveram reunidos em retiro espiritual presidido pelo Padre Luís Mosconi no Centro de Cultura e Formação Cristã, em Ananindeua.
Este foi o segundo evento semelhante promovido pela Arquidiocese de Belém, preparando os fiéis para uma grande semana missionária que ser promovida como parte dos ritos que vão anteceder a celebração dos quatro séculos em que a Igreja Católica faz evangelização nesta região. Contudo, Monsenhor Raimundo Possidônio, coordenador de Pastorais, avalia que este é um projeto bem maior, audacioso, que objetiva resgatar o povo cristão à retomada dos ensinamentos de Jesus Cristo.
Assim, todas as paróquias de Belém, capelas e comunidades, estão inseridas no projeto que já tem programado para os dias 12 e 13 de novembro, um terceiro retiro.
Nas atividades do final de semana que passou, os missionários entraram a fundo nos estudos da missão propriamente dita, a partir do Evangelho de São Mateus e na carta de São Paulo aos Filipenses, que mostram claramente o projeto de Jesus Cristo, a forma de evangelizar e como conduzir o povo de Deus para a "construção do reino". Segundo o Padre Luís Mosconi, os missionários da igreja de Belém vão ser motivados com os ensinamentos através das sagradas escrituras, mas cientes de que são os novos evangelizadores, os novos apóstolos que visitarão o povo em suas casas com a proposta de uma vida mais digna, centrada na paz, na Justiça, na liberdade, vislumbrando um mundo mais feliz.
Deste modo, os missionários estão sendo motivados a sair às ruas com o mesmo ardor missionário que tiveram os 12 apóstolos, acrescentou o Padre Mosconi. Antes, eles vão fazer retiros em suas paróquias, onde será escolhida uma área para o trabalho da semana missionária.
Diversos sacerdotes diocesanos e religiosos se fizeram presentes ao retiro que contou com a presença do arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, que foi levar seu incentivo aos missionários para que não desistam jamais de sua missão, enquanto povo batizado, co-partícipe do projeto de construção do reino, com a mesma força que Jesus começou este trabalho.
Dom Alberto frisou estar maravilhado com o interesse das centenas de missionários que se fizeram presentes ao centro de Cultura e Formação, procurando anotar com todos os detalhes cada informação nova dada pelo pelestrante, durante as reflexões que objetivam mandar cada um às casas da Grande Belém, como representante de Jesus e da Igreja de Belém. O retiro terminou por volta das 16 horas com a celebração da missa por seis padres e uma coreografia em homenagem à Santa Maria de Belém, padroeira da capital paraense.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri