Luiz Araújo chora no Tribunal do Júri


Luiz Araújo, quando deixava o salão do Tribunal do Júri, no intervalo do almoço. Foto: Jorge Nascimento

ROBERTO BARBOSA
O radialista Luiz Araújo voltou a sentar no humilhante banco dos réus na manhã desta segunda-feira. É julgado por duplo homicídio quadruplamente qualificado contra os irmãos Ubiraci e Uraquitã Novelino, crime ocorrido no dia 25 de abril do ano passado, nas dependências da empresa Service Brasil, de propriedade do empresário Chico Ferreira. A sentença contra o réu deve sair até a noite de hoje, já que nesta tarde já ocorriam os debates, acirrados, porém técnicos, entre Acusação e Defesa.
No final da manhã, quando a sessão de julgamento foi interrompida para o almoço pelo juiz criminal Raimundo Moysés Flexa, Araújo viu-se diante de sua mulher e de um dos filhos, aos quais pediu, chorando, para que fossem embora, pois não necessitavam passar por aquela humilhação. O pedido do réu, entretanto, não foi obedecido, dado que os familiares continuavam no auditório do Tribunal Popular do Júri no reinício da sessão.
SEGUNDO JÚRI
Este é o segundo julgamento do radialista Luiz Araújo. Embora tenham mudado as regras para julgamentos em caso de condenação acima dos vinte anos, Araújo foi julgado antes. Portanto, teve realmente direito a recorrer por uma nova apreciação do Tribunal Popular do Júri, onde negou qualquer participação no planejamento, assim como na execução do crime. As testemunhas de acusação ouvidas ratificaram os depoimentos anteriores e a defesa não apresentou nenhuma mudança, a não ser, ter pedido ao juiz Moysés Flexa, que permitisse a saída do réu de volta para a cadeia, alegando problemas de saúde, com o que não concordou o magistrado. Deste modo, Luiz deve continuar até o final da sessão, quando será prolatada a sentença definitiva.
O CRIME
As vítimas, irmãos Novelino, foram atraídas para o escritório do empresário Chico Ferreira, que lhes prometera pagar uma parte do dinheiro que elas lhe haviam emprestado. Em lá chegando, os dois irmãos foram dominados e assassinados por asfixia por Ferreira e dois comparsas, entre eles o ex-policial civil Sebastião Cardias, igualmente julgados e condenados. Depois, os corpos foram acorrentados, presos em pesos de concreto e jogados nas águas do Rio Guamá, à altura do município de Barcarena, de onde foram retirados após muitas investidas da Polícia e com a ajuda de uma testemunha, cujo depoimento foi de fundamental importância para o esclarecimento do crime.
Enquanto isso, o carro das vítimas, um automóvel Toyota Corolla, foi levado por Luiz Araújo para o sítio Gueri-gueri, de sua propriedade, na estrada de Benfica, onde o veículo passou a noite de 25 para 26 de abril sendo desmontado por um mecânico. Araújo, que a tudo assistiu, disse que pretendia usar o motor do carro em sua lancha e que estava desmontando o carro que recebera de pagamento de um cliente que lhe devia bastante dinheiro.
De manhã, a Polícia foi ao local e Araújo acabou sendo preso, inicialmente, acusado do crime de receptação e desmanche de carro roubado, na Delegacia Municipal de Polícia de Benevides, na Grande Belém.
Eu era o editor de Polícia de um jornal de Belém na época e, com minha equipe, participei das primeiras investigações em torno do caso, fazendo a ligação com a detenção de Chico Ferreira na Divisão de Investigações e Operações Especial, para onde ele fora levado, à tarde do dia 26 de abril, por familiares dos Novelino, para confessar aonde estavam os irmãos, quando negou qualquer envolvimento com o caso e disse, bastante nervoso, que teria pagado R$ 4 milhões a Ubiraci e Uraquitã e que eles foram embora, ele não sabia para onde, versão esta que não convenceu a ninguém.

SALADA
°Peço desculpas, prezado leitor, pelas minhas ausências neste espaço. Levo a sério meu trabalho e não gosto de falhar.
°Quem conhece Luiz Araújo diz que ele só se envolveu, a sua vida inteira, com gente perigosa, para quem prestou serviços na condição de assessor de imprensa. A última dessas pessoas perigosas foi Chico Ferreira.
°Há quem afirme ter partido de Luiz Araújo o planejamento do crime.
°Outros dizem que, se ele não tivesse gananciado para ficar com o motor do carro, talvez nunca o tivessem ligado ao crime.
°Quanto a Sebastião Cardias, há quem afirme que ele pretendia que os peixes se incumbissem de acabar com os restos mortais dos irmãos Novelino, pois era assim que agia lá pelos lados do Baixo-Amazonas.
°Cardias só não contava que na área de Belém não existem piranhas como naquela outra região. Por isso, os corpos permaneceram intactos até serem encontrados pelas autoridades.
°Pessoalmente, olho sempre o lado bom, humano das pessoas. Nunca imaginei que Luiz Araújo tivesse a coragem de participar de um crime tão bárbaro.
°Se a justiça não se pecar como no caso da absolvição do assassino do padre, Luiz Araújo deverá passar o resto de seus dias na cadeia.
°Alguns radialistas diziam, ontem, que Luiz Araújo é ex-radialista.o

Comentários

Anônimo disse…
"Lágrimas de crocodilo". Essas lágrimas não são de arrependimento pela participação fria, desumana, burra, na morte de dois irmãos, levando-os a um verdadeiro calvário. A forma como recebeu os policiais quando inicialmente foi abordado pelo desmanche do veículo demonstra o caráter desse facínora. Me parece que ele ficará mais seguro preso. Em liberdade será alvo dos mais variados ataques, seja de nojo, desprezo e até de revolta. Poderá escrever um livro contando minúcias da trama macabra em que se envolveu. Mas, por favor, não deixem ele criar uma daquelas rádios clandestinas, pois, poderia através dela destilar seu veneno de escorpião e outros bichos peçonhentos.
Anônimo disse…
Com esta justiça indecente que nós temos no Brasil, duvido que esse homem, o Luiz Araújo, fique pelo menos uns vinte anos atrás das grades.
Ele irá alegar doença, ser réu primário, estar envelhecendo, além da sua própria condição de portador de necessidades especiais.
De qualquer maneira, ele conseguiu, com o segundo julgamento, diminuir a pena que era de 80 anos.
Anônimo disse…
Não julguem um ser humano pelas aparências , ou pelo que ouviram falar. Este homem sofre e ainda sofrerá muito pela crueldade que Chico fez com ele , ele precisava manter seu salário e não podia deixar de obecer o patrão , só que ele não sabia do verdadeiro acontecimento naquele dia e hora . Soube depois , acreditem quem quizer , Deus sabe que a verdade é esta , estamos sim condenando um ser humano por algo que ele não fez apenas participou do carro, mas é mais fácil vocês acreditarem no que lhes interessa.
Com certeza ele não ira APODRECER na cadeia como muitos querem , graças a Deus conseguirá reduzir esta pena ridícula que lhe foi dada nesta cidade de Tupiniuquins , o Supremo Tribunal saberá apreciar sua menor participação e então ele terá seus dias finais com a dignidade que merece e a vocês que almejam tanto sacrifício contentem-se com ele em Campo Grande longe dos olhos e maldades macabras de alguns ridículos Paraenses.

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá