Miriti Fest agita Abaetetuba
Brinquedos, atrações musicais e alimentos de miriti fazem a alegria da população e visitantes desde a última sexta-feira
O colorido e os belos traços dos tradicionais brinquedos de miriti, patrimônio cultural do Pará, estão sendo as atrações desde a última sexta-feira, da mais popular festa cultural de Abaetetuba, o Miritifest, na Praça da Bandeira, centro do município. Além da exposição de brinquedos de miriti, o Miritifest reserva aos visitantes uma praça de alimentação com comidas típicas a base do fruto do miriti como vinhos, doces e mingaus. Atividades esportivas também fazem parte da programação, como a corrida de batalhadores de bicicletas, já que o município é conhecido como “terra da bicicleta”, por ser o meio de transporte mais utilizado pelos habitantes.
A cada ano a feira inova e os brinquedos ganham mais qualidade. Por meio do Sebrae, os artesãos participam de cursos de capacitação, gestão e melhoria do produto. O evento também ajuda a fortalecer a classe dos artesãos locais, além de proporcionar contatos para futuros negócios.
O Miritifest, está acontecendo ao som de bandas locais e tem, ainda, a escolha da Garota Miritifest, , shows humorísticos, premiações, festival de música, show pirotécnico, entre outras atrações.
Mais de 30 mil pessoas visitam a feira, a cada ano, e, em 2011, contou com a participação de mais de 100 artesãos, que chegaram a comercializar mais de três mil peças, gerando renda da ordem de R$ 15 mil reais. A expectativa é de que esses números sejam superados este ano.
O Miritifest é realizado em parceria com o Sebrae Pará, Prefeitura Municipal de Abaetetuba, Associação dos Artesãos de Brinquedo de Miriti – Asamab, Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, Associação Comercial e Empresarial e Conselho da Mulher Empresária do município.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri