Cardeal Argentino é o Papa Francisco I

O cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos é o novo Papa e se chamará de agora em diante Francisco I, objetivando fazer um pontificado de missão e de humildade, conforme pensamento do arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, que se encontra em Roma, onde aguardava, com o resto da humanidade, o resultado do conclave que escolheu o sucessor de Bento XVI, o Papa Emérito, que renunciou ao pontificado de oito anos no dia 28 de fevereiro deste ano. Segundo Dom Alberto, a igreja deve continuar rezando, a fim de que o Papa Francisco I possa levar avante sua missão, encarando os novos desafios, o primeiro deles, a unificação da Igreja sendo o primeiro mandatário da igreja oriundo da América Latina.
Dom Odílio Sherer, que entrara Papa juntamente com vários outros cardeais papáveis, saiu como cardeal do conclave e volta para o Brasil, onde continuará sua missão apostólica. O Papa, agora, não tem mais nação, ele é o chefe da Igreja Católica Apostólica Romana, portanto, bispo do mundo inteiro, e arcebispo de Roma.
O anúncio da escolha do Papa Francisco I, com a fumaça branca da chaminé da Capela Sistina saiu por volta das 19 horas (15 horas em Belém). Cerca de noventa minutos depois, o Papa era mostrado à humanidade do balcão da Capela Sistina.
"Trata-se de um momento de graça, de santidade", diz Keyla Boás, da União Geral dos Trabalhadores no Pará, que está atenta aos acontecimentos.
Todas as igrejas do mundo badalaram seus sinos, como a Igreja de Sant'Ana, segunda paróquia mais antiga da Arquidiocese de Belém, no centro da cidade, cujos sinos dobraram (foto de arquivo) nesta tarde.
Pelo ritual, escolhido o novo Papa, o cardeal mais velho do colégio cardinalício, pergunta ao eleito se ele aceita a missão papal. Aceita a missão, o cardeal é levado para a troca das vestes, depois do que, é apresentado ao mundo no balcão da Capela Cistina.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá