Município paraense assina protocolo de intenções com Portugal

Vista aérea de São Caetano de Odivelas-PA/Foto: Ray Nonato
Um protocolo de intenções objetivando o irmanamento entre duas cidades de diferentes continentes e países irmãos, foi assinado entre São Caetano de Odivelas, no Estado do Pará, e Odivelas, em Portugal. Por meio desse documento, será feita a integração cultural, turística, acadêmica e de políticas públicas voltadas para as duas populações na troca de informações sobre bioma amazônico do nordeste salgado paraense, coleta de caranguejo, clima, entre outros.
A assinatura do protocolo contou com a presença do prefeito paraense Mauro Rodrigues Chagas Macalé e o presidente da Câmara de Vereadores de Odivelas, o português Hugo Martins, que fez o convite à delegação do município paraense.
De acordo com Macalé, o relacionamento oficial entre São Caetano de Odivelas, no Pará, e Odivelas, em Portugal, começou em 2015, ano em que a cidade portuguesa era administrada por Suzana Amador, atual deputada junto ao parlamento daquele país. Entretanto, destacou, que, historicamente, as duas cidades estão ligadas desde a fase do Brasil Colônia, quando os jesuítas se instalaram no antigo lugarejo que deu origem ao atual município e o padre português, Frei Felipe, deu o nome de Odivelas em homenagem a sua terra natal e ao santo do dia, São Caetano da Divina Providência, como era de costume fazerem os religiosos jesuítas naquela época. Macalé ressaltou, ainda, que o protocolo de irmanamento representa a formalização de um importante intercâmbio entre as duas cidades, já que “ambas passarão a gerar um acordo com os princípios de igualdade e benefício mútuos”.
A solenidade aconteceu no último dia 8, no Passo Municipal de Odivelas. O vereador Hugo Martins disse considerar o irmanamento muito importante para ambas as cidades e assinalou que a ideia é promover um encontro cultural e comercial. "Temos laços históricos em comum e, por isso, considero que estou assinando um protocolo muito oportuno para que tanto a população de odivelenses brasileiros como a de portugueses possa promover intercâmbios culturais e turísticos".
De acordo com o documento, o começo da cooperação em vários setores inclui investimentos diretos, cultura, educação, meio ambiente e, especialmente, turístico, visando a divulgação “deste importante segmento da economia no sentido de atrair turistas europeus para o município paraense que tem um grande potencial turístico e cultural que precisa ser explorado para gerar renda e bem estar para a população de São Caetano de Odivelas.
Já Odivelas, em Portugal, tem população de cerca de 150 mil habitantes e está situada na região metropolitana de Lisboa. É administrado por uma câmara municipal composta por um presidente e dez vereadores, embora o legislativo municipal seja constituído por 37 parlamentares.
Atualmente, milhares de cidades, em mais de 120 países, participam do programa de irmanamento, cuja iniciativa é estimulada pela Organização das Nações Unidas (ONU), sendo que o vínculo tem como princípio estabelecer a troca de experiências e firmar parcerias que resultem na melhoria da qualidade de vida dos habitantes de cada um dos municípios envolvidos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá