Idolatria

Costumo ouvir que somos idólatras por seguirmos Nossa Senhora de Aparecida, de Nazaré, a Mãe de Jesus sob quaisquer de seus mais variados títulos. Não vejo por aí e nem vou, aqui, discutir religião, credo, opiniões fundamentalistas de seitas etc. Mas, uma coisa é certa: somos um país idólatra mesmo.
Aqui, mesmo as seitas, têm seus representantes eleitos por seus seguidores para cometerem toda sorte de desmandos, roubos, corrupção etc contra a massa. O poder, e o poder pelo poder são idolatria.
Não vejo Cristo a precisar de representante em Brasília, nas assembleias legislativas ou câmaras de vereadores.
Muitas vezes deixamos de prestar culto a Deus porque está na hora do futebol, na hora da festa, em dia de eleição.
Aqui alguém criou a máxima de que "primeiro a obrigação, depois, a devoção". E acho que devemos cumprir compromissos nos dois lados; pelo menos, quem tem devoção ou diz ter.
Dizer que sou idólatra porque acredito no poder intercessor de Maria Santíssima ou dos santos que estão junto de Deus, é apontar-me o indicador esquecendo que há outros três dedos na direção contrária.
Antes de falarmos em idolatria a Maria ou aos santos, devemos, sim, fazer uma profunda reflexão do que somos, de fato, idólatras, a lembrar péssimas qualidades muito próprias de boa parte dos seres humanos, tais como: mentir, ser falso, ser ladrão, ter usura, ter sede de poder, sem impiedoso sob todos os aspectos; enganar, fazer falsas promessas, se aproveitar dos momentos de fraqueza das pessoas para alçar a pontos superiores. Tudo, sob tais aspectos, fede a idolatria.
Por isso, antes de apontar o dedo para o irmão, é melhor nos voltarmos para dentro de nós mesmos e fazermos uma reflexão para ver o quanto há de hipocrisia no pensamento e nas falsas atitudes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá