Jornalista lança obra sobre os naufrágios trágicos nos rios do Pará

 Será lançado, nesta quinta-feira, 14, a partir das 19h, no auditório da Livraria Saraiva, no 2º piso do Doca Boulevard Shopping, em Belém, o livro “Sobral Santos II e Novo Amapá – 40 anos das tragédias que abalaram o Brasil”, obra produzida pelo jornalista Evandro Corrêa, editor dos sites Para News e o Antagônico.

O livro reportagem tra
z o selo da Editora Marques e historia os bastidores dos maiores naufrágios registrados nos rios amazônicos, dentre os quais os das embarcações “Sobral Santos II” e “Novo Amapá”, que foram a pique em 1981, ceifando a vida de mais de 600 pessoas.

A obra também detalha tragédias mais recentes, como o naufrágio do navio Ana Karolinne III, que afundou no ano passado, matando mais de 40 passageiros. Os naufrágios do Correio do Arari, Rebocador da Bertolini, Haidar Beirute (que ainda está no fundo do rio Pará e impedindo todo um dique do porto de Vila do Conde de ser utilizado causando milhões em prejuízos, além da contaminação das águas), Capitão Ribeiro e São José do Acará também são relembrados na obra de reportagem, que levou mais de dois anos em produção e tem 364 páginas, com depoimentos e relatos de sobreviventes, autoridades e parentes de vítimas de 40 naufrágios registrados nos rios da Amazônia.

Em Santarém, a obra será lançada dia 19 de outubro (terça-feira), no auditório do hotel Barrudada, a partir das 19 horas e também em Itaituba, no dia 21 de outubro, no auditório do hotel Acácia, a partir das 20 horas.

Evandro Corrêa explica que seu trabalho busca resgatar a história problemática da navegação fluvial no Pará e mostra em que estágio esse tipo de transporte se encontra nos dias atuais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá