Navio no meio da cidade, no Japão
Uma cena inusitada e que não se vê todo dia. O navio pesqueiro Kyotoku Maru nº 18 está em terra, no meio da cidade, perto do porto de Kesnnuma, provínicia de Miyagi. Quem passa, fica olhando a cena, criada a partir de um tsunami que atingiu o Japão a 11 de março do ano passado. A embarcação, de 60 metros de comprimento e 330 toneladas, foi arrastada por quase um quilômetro, segundo revela o Portal Terra nesta sexta-feira, com foto da Agência France Presse.
Há alguns anos, uma seca que ocorreu na região oeste do Pará, em plena Amazônia, mostrou cenas de embarcações em solo, distante dos rios que circulam a região, naquela que foi uma das maiores secas já vistas neste Estado do Norte do Brasil.
Especialistas em meio ambiente continuam alertando para o aquecimento global, para o degelo nas regiões polares e para o aumento da temperatura. Neste ano, a capital paraense, Belém, experimenta uma fase de temperaturas mais baixas em função de o sol estar encoberto por nuvens que foram sopradas do Sul para o Norte.
É claro que esses acontecimentos são comuns; apenas revelam as movimentações da natureza, porém, os dados sobre o risco de se encerrar a água potável existente no planeta são reais e, até 2030, o chamado líquido precioso estaré sendo racionado por muitos países do mundo, afinal, uma coisa é certa: á água é um recurso mineral e, como todo recurso mineral, é finito e não renovável.

UGT participa hoje da fundação do
Sindicato dos Metalúrgicos de Altamira


A União Geral dos Trabalhadores no Pará participa, nesta sexta-feira à noite, na subsede do Sindicato dos Empregados do Comércio em Altamira, na região do Xingu, oeste do Pará, da criação do Sindicato dos Metalúrgicos daquele município. O presidente da UGT-Pará, sindicalista José Francisco Pereira, se encontra desde a manhã de hoje em Altamira, onde está reunindo com as lideranças sindicais ligadas a esta central, bem como, animando a mobilização dos trabalhadores para a assembléia geral na qual será criada a nova entidade de defesa dos trabalhadores.
Nesta manhã, Zé esteve reunindo com trabalhadores do comércio de Altamira e, em seguida, manteve encontro com os empregados nos estabelecimentos de saúde daquele município e região.
O novo Sindicato dos Metalúrgicos de Altamira, município localizado na área de influência da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, já nascerá filiado à UGT-Pará que, neste Estado, já é a maior central sindical.
QUALIFICAÇÃO E CIDADANIA
Zé Francisco lembra das reuniões promovidas pelas centrais sindicais com o governador Simão Jatene, desde o ano passado, objetivando a formulação de políticas públicas voltadas para a qualificação e requalificação dos trabalhadores, para que o grande mercado de emprego aberto com o projeto de Belo Monte e diversos outros, especialmente no Oeste do Pará, seja absorvido em sua maioria por paraenses. Inclusive, o assunto já foi pauta de sessão especial na Assembleia Legislativa do Estado, onde o presidente da UGT, que é suplente de deputado estadual, ocupou a tribuna para falar em defesa dos trabalhadores paraenses, destacando os cursos de qualificação promovidos através de entidades ligadas ao sindicalismo, como a Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviço dos Estados do Pará e Amapá – Fetracom-PA/AP, da qual ele também é o presidente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri