PT e PSDB fumam cachimbo da paz por empréstimo de quase R$ 2 bilhões no Pará
Empréstimo foi aprovado por unanimidade no final da manhã de hoje na ALEPA. Reunião entre o governador e a bancada petista foi decisiva para o desfecho do imbróglio

O plenário da Assembleia Legislativa do Pará reservou longas sessões para debater, durante o mês de setembro, pedido de autorização do governo do Estado, para contrair emprestimo da ordem de quase R$ 2 bilhões do governo federal. A oposição, principalmente, se posicionou contrária ao empréstimo, porque observou que os recursos seriam empregados, sobretudo na Região Metropolitana de Belém, em detrimento a outros pontos do Estado que necessitam de obras de grande envergadura.
Durante os debates, ficou clara a posição de alguns deputados, quando a certas obras que estão se realizando e que não têm grande relevância do ponto de vista do interesse público.
Na verdade, o que estava acontecendo, é que, insatisfeitos, uma boa parte desses deputadaos estava protelando a autorização do empréstimo que, a que parece, poderá ser aprovado dentro em breve.
É que, na quinta-feira passada, dia 11, o governador Simão Jatene chamou a bancada do PT para uma reunião. Todos os deputados se fizeram presentes, muitos levaram a pauta de demandas de seus mandatos e falaram da insatisfação não contra o empréstimo em si, que é insentivado pela própria presidente Dilma Rousseff, mas, principamente, quanto à aplicação dessa verba, em sua maior parte, na Grande Belém.
De acordo com informações de pessoas que estavam por perto na reunião, Jatene ponderou algumas das colocações, porém, aceitou algumas das críticas. Em síntese, houve uma reunião republicana, entre representantes de partidos que estão em posições antagônicas e, no final, pelo que consta, a bancada petista está disposta a abrir mão dos debates e deliberar pela aprovação do empréstimo.
Uma pessoa que conversou com este jornalista ponderou que, neste momento, impedir o empréstimo, seria impedir o desenvolvimento do Estado e entrar em linha de colisão com a presidente Dilma, que está incentivando os empréstimos com vistas a promover o desenvolvimento em todo o país.

Comentários

Anônimo disse…
Após ajuizar uma ação ordinária para a retirada dos presos de justiça das delegacias de Polícia a associação e o sindicato dos delegados de polícia ajuizaram uma ação civil pública para obrigar o Governo Estadual promover concurso público para provimento do cargo de agente prisional, pois, os atuais agentes de todo o Sistema Penal são temporários. Na petição inicial que foi distribuída à 3ª Vara da Fazenda Pública de Belém foram juntadas várias páginas do Diário Oficial desde o ano passado contendo os atos de contratação dos agentes prisionais.
Anônimo disse…

O Ministério Público Estadual, atendendo requerimento do sindicato e associação dos delegados de Polícia do Pará, gerando instauração de inquérito civil, encaminhou ao delegado-geral Nylton Atayde a Recomendação Nº 05/2012, firmada pela promotora de Justiça Maria da Penha, da 7ª promotoria dos direitos constitucionais, da defesa do patrimônio público e da moralidade administrativa, para que a Polícia Civil se abstenha de fazer designações verbais para delegados de Polícia que atuam no interior acumularem mais de um município, sendo que nas situações de excepcional interesse público, sejam as designações formalizadas por ato legal e o respectivo pagamento de diárias e ajudas de custo pagas antecipadamente, conforme prevê a lei. Essa recomendação visa regular situações de delegados respondendo “bocalmente” por até três municípios, cujo deslocamento entre eles dura um tempo de até seis horas via fluvial ou rodoviária.

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá