Dois milhões de fiéis na corda da fé

O Círio de Nazaré está acontecendo neste momento. A pequenina imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré está na berlinda, sendo puxada pela corda onde estão milhares de fiéis que ali pagam promessas sem medir sacrifícios de dor, sede, calor intenso, pisões e muita força.
Padre Reginaldo Manzotti acabou de dizer que trata-se de uma magia que só quem está vendo e passando pode descrever. Padre Fábio de Melo disse, também, que antes de conhecer o Círio, também chegou a tecer comentários sobre o que considerava exagero; hoje, ele não passa um Círio sem vir a Belém poder participar desta força que emana da multidão puxada pela Mãe de Jesus.
Neste momento, a berlinda com a santa se encontra em plena Avenida Presidente Vargas. Segundo a coordenação do Círio, a procissão está atrasada, mas continua a campanha para que os fiéis não cortem a corda até que chegue em frente ao Colégio Nazaré, onde Dom Alberto Taveira se encontra para fazer o corte e abençoar todos os fiéis e promesseiros.
Também neste ano, um fato inusitado: os evangélicos da Assembleia de Deus estão participando da procissão para dar apoio e colaborar com a coordenação do evento, uma forma de agradecer pelo fato do senhor arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, ter prestigiado o centenário de criação dessa casa de orações.
Segundo dados do Dieese-Pará, neste ano deve haver pelo menos 2,1 milhões de fiéis participando do Círio, número que cresce a cada dia e que pôde ser observado ontem, ocasião em que acontecia a romaria fluvial, trajeto de 12 quilômetros entre a vila de Icoaraci e Belém do Pará pela Baía do Guajará. Ali se notava um número bem maior de embarcações de todos os tamanhos e com todo tipo de decoração. Uma balsa, inclusive, mostrava as casas de madeira e cercados que fazem parte do cotidiano amazônico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá