Ministro da Áustria visita o Pará




FOTOS: Nazaré Sarmento, especial para O LIBERAL
ROBERTO BARBOSA
Da Redação

Para verificar o potencial do Pará e da Amazônia com fins de investimentos da zona do Euro e incentivar o desenvolvimento da produção e da indústria com sustentabilidade sem abandonar a preservação ambiental, esteve em visita a Belém na última quinta-feira (28), o ministro Plenipotenciário da Áustria, Thomas Stelzer, ex-secretário geral adjunto da Organização das Nações Unidas (ONU) para Assuntos Sociais e Econômicos. A visita não oficial do ministro foi intermediada pelo professor de Direito Penal e Jurista Edmundo Oliveira, atual coordenador geral do Comitê Permanente da América Latina para Prevenção do Crime (Coplad) que realiza assembleia geral nos dias 8 e 9 de abril, no Rio de Janeiro, sob a presidência do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal.
Stelzer preferiu passar esses dias em Belém para ver de perto o potencial da região e, ao mesmo tempo, ouvir de Edmundo Oliveira sobre as questões sociais dos povos amazônicos e, em especial, do Pará. O ministro, que falará durante a assembleia geral do Coplad, esclarece que há soluções de curto, médio e longo prazos para erradicar o estado de violência que está acontecendo no Brasil e nos demais países membros do Coplad (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela).
Na visão de Thomas Stelzer, a violência decorre da falta de políticas públicas voltadas para os setores social, político e econômico que desumanizam as relações interpessoais e a sociedade como um todo. Ele explica que vivemos na Amazônia que tem grande potencial por suas riquezas botânicas, minerais e hídricas que, porém, não são exploradas nem valorizadas de forma a contemplar a sociedade como um todo.
Esses recursos devem ser explorados de forma economicamente sustentável, isto é, sem destruição mas com desenvolvimento para toda a região contemplando seu povo nativo, afinal, seria impossível não haver violência quando se observa as grandes desigualdades sociais. O desenvolvimento há de ser sustentável, humano e economicamente positivo para todos os povos, o que é uma das propostas do Coplad que, na próxima assembleia vai aprovar o relatório geral elaborado com a temática "Princípios, Valores e Políticas Integradas de Segurança Humana para a Prevenção das Mortes Violentas na América Latina". Ou seja, "não se pode pensar apenas na segurança pública; devemos valorizar a segurança humana, como também esclareceu o jurista Edmundo Oliveira, o paraense do bairro do Jurunas que hoje tem cadeira junto à ONU e vive no eixo Belém-Brasília-Nova Iorque.
De acordo com Thomas Stelzer, esse relatório geral da América Latina será apresentado no XIV Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção do Crime e Justiça Criminal que acontece no período de 20 a 27 de abril do próximo ano na cidade de Kyoto, no Japão.
Stelzer observa que todos esses crimes que se observam nas grandes regiões metropolitanas da América Latina têm base principalmente na questão dos altos índices de pobreza e de falta de políticas voltadas para a educação, para a saúde e, principalmente, para a segurança humana, modelo totalmente moderno e diferente do conceito que a sociedade tem acerca de segurança pública que, intrinsecamente se volta para o policiamento ostensivo, repressivo e judiciário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá