Recursos para avanços na política de segurança humana


Segundo o professor de Direito Penal e Jurista Edmundo Oliveira, essa assembleia do Coplad no Rio de Janeiro é de fundamental importância para a Amazônia, cujos governadores devem estar atentos às propostas apresentadas, sobretudo com relação aos recursos que podem ser acarreados para seus Estados com fulcro de desenvolvimento humano sustentável. Para se ter uma ideia, durante o evento será analisado e aprovado o Relatório Geral da América Latina sobre "Princípios, Valores e Políticas Integradas de Segurança Humana para Prevenção das Mortes Violentas na América Latina". Nesse relatório é tratada sobre as mortes violentas por "opressão institucional", "delinquência organizacional", "conflitividade intrafamiliar", "situação de conflitividade social" e, por fim, por "ocasião de roubo".
Destarte, serão estabelecidas "estratégias pedagógicas de Segurança Humana essenciais à implementação da paz, da Justiça e do desenvolvimento dos povos, no fluxo da meta dos objetivos de desenvolvimento sustentável (Agenda 2030 da ONU para promover sociedades justas, pacíficas e inclusivas).
"No Brasil chega-se a mais de meio milhão de assassinatos nos últimos dez anos. Nesse período, 553 mil pessoas foram vítimas de mortes violentas", afirma Edmundo Oliveira ao lado do ministro Thomas Stelzer, que chega a Belém num momento em que o governo estadual pediu apoio da Força Nacional para dar combate ostensivo ao crime e aos altos índices de violência nos bairros periféricos, bem como, nas cidades da Zona Metropolitana da capital paraense.
Conforme relatório do Coplad, as ações que mais têm se destacado nos assassinatos são as de milícias privadas com envolvimento de policiais, grupos criminosos com apoio inclusive do tráfico e da corrupção, feminicídios, mortes violentas de jovens e assassinatos de pobres que expõem a potencialização da pobreza no Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá