Concórdia do Pará elabora projeto educacional

Concórdia do Pará elabora projeto educacional

O município de Concórdia do Pará poderá ser o primeiro do Estado a contar com um livro regional para servir de auxílio ao livro didático nacional no ensino infantil e fundamental de primeira a oitava séries. Projeto nesse sentido vem sendo desenvolvido pela prefeitura local, através de sua Secretaria Municipal de Educação, sob a coordenação do professor universitário e pesquisador Agenor Sarraf Pacheco.
A idéia de elaborar o projeto “Olhares e Leituras sobre o Local” partiu do vice-prefeito Elias Santiago, que encontrou o professor Agenor Sarraf no campus da Universidade Federal do Pará em Melgaço, na região do Marajó, onde já existe um projeto semelhante, mas que ainda não foi publicado.
Trata-se de uma pesquisa envolvendo professores da rede municipal e estadual de ensino infantil, fundamental e médio em Concórdia do Pará, das zonas urbana e rural, que contará com auxílio de estudantes e moradores do lugar, sobretudo os mais antigos, pois irão apontar na pesquisa de campo, fatos pitorescos e históricos, além de dados importantes para o município. Quando todo o projeto, dividido em três fases distintas, estiver concluído, será apresentado à comunidade. Já existem negociações da prefeitura de Concórdia junto a deputados estaduais e federais, assim como com o governo do Estado do Pará, no sentido de que o livro venha a ser publicado e inserido na grade curricular do ensino nesse município situado no nordeste do Estado, distante cerca de 150 quilômetros da capital paraense.
Segundo Agenor Sarraf, no caso de Melgaço, o projeto vislumbrou as comunidades ribeirinhas. Agora, ele desenvolve a primeira fase do projeto para Concórdia do Pará, onde esteve reunido de 24 a 27 de setembro com professores da zona urbana para traçarem, juntos, a metodologia de pesquisa, formação e produção de saberes para a educação infantil e ensino fundamental. “A idéia é desenvolver diferentes ações dentro do projeto, onde cada etapa esteja concatenada para o objetivo final, que é a elaboração e publicação do livro que não tem a idéia de substituir o livro didático, mas sim, servir de parceiro com dados regionais para enriquecer o ensino escolar das crianças do município”, disse Agenor Sarraf.
Assim, na primeira fase, ocorreu a formação sobre pesquisa e educação, pesquisa com depoimentos orais, memórias, fotos e imagens. “Queremos partir do entendimento local para podermos compreender o entendimento global”, salientou o professor que deverá voltar a Concórdia no dia 8 deste mês para reunir-se com os professores da zona rural e concluir, desta forma, a primeira etapa do projeto.
Depois, chega a segunda fase, com pesquisa de campo, coleta de dados. A terceira fase é de oficinas para a produção de textos abordando língua portuguesa, matemática, história, geografia, ciências e artes. Finalmente, caberá ao professor Agenor Sarraf fazer a correção dos textos e digitalizá-los com as ilustrações a serem feitas pelos alunos com aptidão para artes, os quais serão convidados a tomarem parte no projeto.
Desta forma, acredita Agenor Sarraf que, até janeiro, o projeto esteja totalmente concluído para ser apresentado à comunidade e, depois, para publicação com fulcro de ser entregue aos professores da rede municipal de ensino de Concórdia do Pará.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri