CPMF: contribuição permanente

Roberto Barbosa
De São Luís, MA

Leio nas edições dos jornais de hoje em todo o País que o presidente Luís Inácio Lula da Silva está pedindo compreensão para que seja votado o PEC da CPMF – Contribuição Provisória Sobre Movimentação Financeira, ou seria Contribuição Permanente, dado que ele pretende estender esse imposto esdrúxulo por mais quatro anos?
Interessante é que começam a se articular em Brasília negociações para que o senador José Sarney (PMDB-AP) venha a ser o substituto de Renan Calheiros na presidência do Senado. Será que alguém duvida que o tempo quente em Brasília vai beneficiar o Governo Federal? Em São Luís, até o senador Edison Lobão, que era do DEM – oposição ao governo e a CPMF – já se passou de mala e cuia para o PMDB de Sarney, claro, para atender às ordens dos chefes, afinal, é melhor estar do lado de quem tem poder. Assim, verificamos que existe, na verdade, grande perigo de que o chamado erradamente de “imposto do cheque” venha a ser aprovado do jeito que Lula, Renan e Sarney desejam, com previsão de 0,38% sobre todas as movimentações financeiras, inclusive a Caderneta de Poupança e não apenas sobre as transações com cheques, esse papel moeda desacreditado e marginalizado que ninguém mais aceita.
Isto representa uma arrecadação de R$ 38 bilhões para os cofres do Governo Federal, verba que Lula disse com todas as letras que nenhum governo em sã consciência pode abdicar. Aliás, no seu discurso, o presidente da República garante que se não contar com essa “bagatela”, obras importantes estarão sujeitas à suspensão. No entanto, a CPMF criada por Fernando Henrique e sua troupe, com apoio do PMDB e do DEM – então PFL, seria para socorrer o sistema público de saúde que continua falido até hoje, com grande vergonha para todos os governos que passaram e que aí está fazendo a mesma coisa sem mudança benéfica alguma para o povo. O povo! Que coisa simplória, ridícula diante dos homens de Brasília. O povo é gado...
E naquela época a CPMF não passava de 0,20% sobre as transações bancárias.
° Ex-governador do Amapá e ex-senador João Capiberibe joga farpas contra José Sarney e Renan Calheiros, segundo ele, ambos, farinha do mesmo saco.
° Capiberibe diz que ele vai ficar na História do Brasil como o único senador cassado por decisão do STF, com grandes intervenções políticas.
° Diz ainda o ex-senador, que pretende voltar ao Senado da República em 2010, que aquela Casa está infestada de políticos hipócritas, “omissos e coniventes com as negociações” favoráveis aos poderosos, daí o Senado estar mergulhado num atoleiro de lama que todo o Brasil presencia atônito, aguardando novas eleições para ver se as coisas mudam.
° O Estado do Pará é o 4° em número de queimadas registradas pelo Instituto de Pesquisas Espaciais-Inpe. O 1° é o Maranhão, seguido do Tocantins e Bahia.
° Segundo o Inpe, as queimadas no Maranhão representam 27% do número registrado em todo o Brasil.
° De acordo ainda com o Inpe, no Pará foram registrados somente neste ano 1075 focos de incêndios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleição em Abaetetuba poderá ter um terceiro turno

Pesquisa Exata que mostra liderança de Claudionor para a Prefeitura de Capanema é liberada pelo TRE após tentativa de impugnação

Povo esquecido e abandonado no Tapanã