Congresso volta hoje do recesso
Depois das férias escolares de julho, os deputados e senadores – que não são estudantes – ficaram de retomar os trabalhos no Congresso Nacional nesta segunda-feira. Isso é a lógica, porém, não funciona deste modo. Na verdade, a maioria dos senadores e deputados, nesta segunda, apenas viajam, e de tarde, de seus estados, de suas bases eleitorais, para Brasília. Portanto, só retomam aos trabalhos efetivamente, amanhã.
Já assessorei deputado federal e sei bem como é que funciona o esquema.
Mas, o detalhe destacado pelos analistas políticos nesta segunda, é que, apesar da retomada dos trabalhos, é possível que o ano legislativo termine do mesmo jeito como terminou o primeiro semestre, sem grandes projetos votados. É possível que a pauta continue emperrada, a exemplo do que aconteceu nos primeiros seis meses de 2011.
Os analistas criticam ainda a presidente Dilma Rousseff, que apresentou pauta modesta no Congresso. Aliás, esse governo não está nem um pouco como o de Lula. Não que ele tenha sido melhor, é que as coisas parecem meio paradas em Brasília, balançadas apenas com os tradicionais escândalos, como o de Palocci e, agora, do Departamento de Intraestrutura de Transporte, o Dnit.

Casa para pobre é uma mentira do governo
Essa história de casa pobre para pessoas de baixa renda é a maior mentira que o Governo Federal já inventou para a população brasileira. Eles [do governo] não têm vergonha em dizer que estão agilizando a questão da casa própria para o pobre.
Pois bem: desde quando pobre é aquele que tem renda acima de três salários mínimos? Pergunto isso, porque ninguém que ganhe menos que isso está nos padrões da Caixa Econômica Federal para pensar em ter uma casa ou apartamento.
Puxo este debate para tratar acerca do conjunto residencial Jardim Sevilha, no bairro da Nova Marambaia, em Belém, invadido há 16 anos. Os outrora invasores, hoje, são posseiros e têm, por conseguinte, alguns direitos adquiridos.
A prefeitura de Belém e o governo do Estado fizeram algumas melhorias, pagaram algumas das dívidas. No entanto, agora, os moradores estão apreensivos, pois a Caixa teria retomado e estaria chamando os posseiros para negociar com base no programa Minha Casa Minha Vida. Contudo, a maioria dos moradores do Sevilha são trabalhadores autônomos, desempregados ou empregados com um a dois salários mínimos, portanto, fora do padrão da CEF. Como é que vai ficar a situação dessas pessoas, é o que todos estão se questionando.
DRAMA SOCIAL
Já se sabe que, se a Justiça determinar o despejo das pessoas, vai haver reação, pois ninguém vai sair pacificamente. Ademais, continua havendo invasões por toda a capital paraense, sem que as autoridades tomem qualquer providência, a exemplo do que ocorreu ano passado, quando uma grande área de terra às margens da Avenida João Paulo II, foi invadida, no bairro do Curió-Utinga.
A gente vendo todas essas coisas fica até pensando naquele velho dito popular de que o Brasil parece não ter jeito; não para nossos dias.



Foto do dia

Monumento erguido em homenagem a Santos Dumont, patrono da aviação mundial, na cidade de Petrópolis, zona serrana do Rio, onde ele viveu vários anos de sua vida. Foto: Roberto Barbosa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá