Constituição da potoca!


A Constituição Brasileira diz que todos os cidadãos são iguais perante a lei. Isso é falso ou verdadeiro? Depende. Por quê? Porque, na grande maioria das vezes, a lei só funciona quando em prejuízo da população menos favorecida, quando favorece bandido, quando coloca pobre na cadeia, porque pobre não pode constituir advogado caro; quando deixa políticos corruptos, ladrões, em liberdade e a zombar das pessoas; quando permite que governos e entidades descomprometidas com o bem comum tomem grandes financiamentos para obras que não saem do papel, mas o dinheiro some, enfim.
Mas o que eu quero me situar neste momento é acerca do processo de aposentadoria no Brasil, o país onde a população ama o futebol enquanto é vítima das tormentas provocadas pelos políticos e mandatários do país que, impunes, ainda vão nos perturbar a pedir votos com o surrado discurso “pela saúde, pela educação, pela segurança...” e que um bando de pateta ainda acredita.
O governo FHC projetou o fator previdenciário, segundo o qual, a soma do tempo de serviço, mais a idade têm que resultar em 90 anos para que a pessoa tenha direito a se aposentar e morrer, quem sabe, até com menos de um ano dessa miserável aposentadoria, ou então, gastar todo o dinheiro na compra de remédios.
Detalhe, essa lei só funciona para o trabalhador informal que se fuma a vida toda pra garantir a riqueza de patrões, o progresso do país, cujas verbas ficam retidas nas mãos de quem tem poder. Pagam-se tanto imposto, mas o que temos? Escolas em péssimas condições, um dos menores Idebs (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do país, no caso da região Norte; insegurança no Brasil do Oiapoque ao Chuí, saúde pela hora da morte com imensas filas num SUS que não é falido, mas que as autoridades acusam estar falido; déficit em moradia, transporte, além de uma inflação que há muito já deu as caras mas que o governo não consegue mais esconder nem maquiar etc.

Pois bem, esse trabalhador não tem o direito de se aposentar ao completar 35 anos de trabalho. Então, se a lei fosse conforme o que preceitua a Constituição Federal, um deputado federal LADRÃO que, se for reeleito neste ano, poderá depois se aposentar com apenas 16 anos de mandatos – por que não os 35 anos? – vai mesmo se aposentar com um gordo e vitalício salário de deputado, além de uma cadeia de rádios comunitárias e educativas que utiliza como se fossem rádios comerciais. Se a lei fosse igual, um ministro que recentemente anunciou aposentadoria, teria de enfrentar todo um processo para se aposentar. Não, esse não. Ele anunciou há poucos dias seu afastamento e já se sabe no Brasil inteiro que a aposentadoria já vai sair em poucos dias. A lei é igual ou potoca?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá