O mistério do voo MH 370 continua

Uma cerimônia ecumênica em Paris marcou ontem o quinto ano do trágico acidente com o voo AF 477 da Air France, rota Rio-Paris, que deixou 228 pessoas mortas. O processo envolvendo a companhia aérea e a também francesa Airbus deve se estender até 2016. Foi um caso esclarecido, cujo desfecho processual ainda tem futuro incerto.
Em 8 de março, um outro avião, o Boeing 777 da Malaysia Airlines, saiu da capital malaia Kuala Lampur com destino a Pequim, na China, levando 239 pessoas a bordo. O aparelho, simplesmente, desapareceu 40 minutos depois da decolagem e, até hoje, ninguém sabe - deduz-se, apenas -, mas ninguém sabe exatamente o que aconteceu e onde realmente se acabou o Voo MH 370, cuja maioria dos passageiros era formada por cidadãos chineses.
As buscas, inicialmente, se concentraram no Mar da China e agora estão no Índico Sul, perto da Austrália, verdadeiro fim do mundo. Não há sinais de caixa preta, um único destroço, um único corpo. Nada.
No mar da china, ainda no domínio da Malásia, um petroleiro chegou a ver um aparelho explodir e pegar fogo no ar, acabando-se nas águas. A teoria que se espalhou por aí, é que, em missão de treinamento militar, várias forças, inclusive dos Estados Unidos da América, teriam derrubado, acidentalmente, o Boeing malaio. As caixas pretas teriam sido levadas e jogadas no Índico Sul para despistar as investigações. O avião, assim, jamais teria saído da Malásia e desviado "deliberadamente" como chegaram a dizer as autoridades encarregadas das investigações. É um mistério que perdura, assim como acontece com o Boeing da Varig, prefixo PP-VLU, um 707 cargo, que saiu do Aeroporto Internacional de Narita, no Japão, com destino a Nova Iorque, onde a tripulação seria trocada e seguiria até o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. O avião se perdeu na escuridão da noite-madrugada, em pleno Oceano Pacífico, em 1979. Até hoje, não se sabe o que aconteceu, assim como acontece, até o momento, com  avião da Malaysia Airlines.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá