Polícia Militar comemora 16 anos do Batalhão de Polícia Ambiental


Depois da passagem de comando, personalidades recebem diploma da PM
Uma solenidade cívico-militar, na manhã de terça-feira passada, 29/08, marcou os 16 anos de criação do Batalhão de Polícia Ambiental e a troca de comando. O evento se realizou na sede do batalhão, à Avenida João Paulo II, no bairro do Souza, em Belém, e começou às 9h. O tenente coronel Fernando Alberto Bilóia assumiu o comando da unidade militar, substituindo o coronel Mauro Barbas, que agora é comandante de Policiamento Regional XII, no município de Breves, no Marajó.
Durante o evento, militares e autoridades civis foram agraciados com a 'Láurea do Mérito Pessoal” e diploma de “Amigos do BPA”. Oito policiais militares receberam o diploma de Destaque Operacional. Entre os civis que receberam o diploma assinado pelo coronel Fernando Bilóia, está a jornalista Nazaré Sarmento Barbosa, que coordena os eventos religiosos da Paróquia São João Paulo II e Comunidade de Oração Senhora Sant'Ana no Batalhão.
Na véspera da solenidade, terça-feira, 29, ocorreu a missa mensal do Batalhão, presidida pelo Padre Pedro Dioclésio, que, na oportunidade, abençoou a unidade militar, o novo comandante e todo o contingente do BPA.
“A ação da Polícia Ambiental vai além da fiscalização e aplicação da lei. Numa época em que cresce cada vez mais a conscientização da população, o Batalhão de Polícia Ambiental investe em projetos de educação ambiental, que levam informação e conceitos ao público de todas as idades, para que cada um se torne um agente ativo na preservação do meio ambiente”, afirmou o comandante do Batalhão de Polícia Ambiental, tenente-coronel Fernando Bilóia.
A comemoração de aniversário do BPA conta com uma vasta programação que iniciou com a palestra de Educação Ambiental, realizada na última segunda-feira, 28, para os alunos da Unidade de Educação Infantil “São José”, no bairro da Pratinha. Aproximadamente 40 crianças entre 3 e 4 anos participaram do evento que abordou assuntos sobre a importância doa animais silvestres em nossa fauna, maus tratos e a biologia dos animais. As crianças também tiveram contato com animais taxidermizados e outros que estão em reabilitação.
Nesta quinta-feira, 31, acontece o Desafio Ambiental: BPA Aventura, no qual os militares competidores participarão de uma corrida de 4 quilômetros com orientação e 23 quilômetros de percurso ciclístico. A concentração dos grupos participantes acontecerá a partir das 7h, no parque do Utinga.
“As ações de integração com a comunidade representa a capacidade da Polícia Militar de, cada vez mais, se renovar, e da possibilidade de avançar. Hoje, com o Comando de Polícia Ambiental, estamos começando a trabalhar a parte estratégica da política ambiental do estado”, relatou o coronel Mauro Pinheiro, comandante de Policiamento Ambiental, que se fez presente ao evento e foi o primeiro comandante do BPA.

Histórico

Preocupada com as questões ambientais, a Polícia Militar do Pará instituiu a 1ª Companhia Independente de Polícia de Meio Ambiente - CIPOMA no município de Parauapebas com o objetivo de proteção e preservação da Floresta Nacional do Araguaia e posteriormente, em 04 de abril de 1994, foi criada a 2ª CIPOMA/12ª CIPM, através da Portaria nº 023, devido a necessidade de preservação do Parque Ambiental de Belém.
Em 02 de agosto de 2001, através do Decreto n° 4.749, O Batalhão de Polícia Ambiental foi criado. Em 2006 o BPA fica subordinado ao Comando de Policiamento Especializado – CPE. Com a função de “exercer a polícia administrativa do meio ambiente, nos termos de sua competência, na constatação de infrações ambientais, na apuração, autuação, perícia, e outras ações legais pertinentes, quando assim se dispuser, conjuntamente com os demais órgãos ambientais, colaborando na fiscalização das florestas, rios, estuários e em tudo que for relacionado com o meio ambiente”.
Em 30 de março de 2017, através do Decreto n°1.735, o Comando de Policiamento Ambiental foi criado, tendo seu primeiro comandante o Cel Mauro Pinheiro, desta forma o BPA passou a ser subordinado ao CPA, juntamente com a Companhia Independente de Polícia Fluvial.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá