LITERATURA - Acabo de ler: Estranha Presença"

Adquiri o livro por R$ 10 numa livraria de Belém
Literatura inglesa. "Estranha Presença", de Sarah Walters, narra a história de um médico de cidade pequena, um pouco distante de Londres, onde viveu uma família da nobreza rural que perdeu tudo depois da Segunda Grande Guerra Mundial e passou a viver com parcos recursos tentando reerguer uma grande e falida propriedade. Restaram apenas a viúva Mrs Ayres e um casal de filhos, Caroline e Roderick. A primeira filha, Susan, faleceu aos 6 anos. Eles moravam, lógico, na casa grande, a Hundreds Hall, onde o personagem Dr. Faraday, cuja mãe fora uma das criadas do local, ali volta na condição de médico e se torna amigo da família e enamorado de Caroline.
Trata-se de um emaranhado de situações, com paixão, morte, acessos de loucura, visão de fantasmas, dúvidas com a realidade e a própria ciência, medicina e lógica, onde Dr. Faraday se torna, além de narrador da própria história, um participantes que, às vezes, fica em dúvida de tantas coisas surgidas de uma hora para outra.
Dizem, naturalmente, que apenas quem está dentro sabe o que se passa, mas, nesse caso, quem estava de foram, um colega de Faraday, logo percebe que existe um elo de loucura envolvendo toda a situação. Eu, particularmente, vou mais além: a falta de dinheiro, dívidas se multiplicando terminam levando a pessoa à loucura, às vezes até a morte...
É todo esse cenário que se passa em Hundreds Hall, nos arredores de Lidcote.
Trata-se de uma história emocionante, cheia de "episódios" que, no fim, deixam apenas um personagem num lugar sombrio, vazio, solitário, personagem este que, talvez, tenha ali enterrado seu passado e todo o seu presente. Eu recomendo e vale à pena.
Li o livro inteiro desenvolvendo minhas atividades no trabalho diário em redação e, nas férias, quando, de carro, segui por mais de dois mil quilômetros até a cidade de João Pessoa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri