Viseu promove o Laurso, um carnaval diferente que arrasta multidões

São esperados aproximadamente 25 mil brincantes para o carnaval diferente, resgatando histórias e curiosidades do século XIX, promoção da prefeitura de Viseu no interior do nordeste paraense (Zona Bragantina), por meio da secretaria de cultura do município. A manifestação cultural resgata a chegada dos nordestinos na comunidade de Fernandes Belo, distante cerca de 40 km da sede da cidade. A folia carnavalesca reúne centenas de foliões de todas as idades, que percorrem as ruas num grande arrastão usando fantasias de animais silvestres à frente do cortejo denominado Laurso (urso do carnaval), em referência à lenda que diz que os animais saíam da floresta para pular Carnaval ao som dos tambores dos foliões. O evento que vai acontecer neste domingo, segunda e terça-feira (11, 12 e 13.02), mistura tradição e folclore. De acordo com o secretário de Cultura, Adenilton Monteiro, conta a lenda que os animais, cansados da silenciosa monotonia da floresta, e, incomodados com o barulho dos tambores que soavam ao longe, na direção do povoado, resolveram descer a Serra do Piriá em direção à festa se misturando aos foliões. "O Laurso representa simpatia, vitória e humor. “É assim que os foliões, caracterizados de laurso (urso do carnaval) saem pelas ruas arrastando amantes e simpatizantes da festa de Momo em nosso município", explica. As fantasias são confeccionadas pelos próprios brincantes e os materiais utilizados são a sarrapilha e o croatá, mais conhecido como cacimba, plantas nativas da região.
CICLO FESTIVO O ciclo festivo é revivido todos os anos no mês de fevereiro, provocando arrastões durante os cinco finais de semana que antecedem a terça-feira de carnaval, quando ocorre a culminância do evento. "Percebemos a força da tradição e da continuidade desta tão rica manifestação que transita entre o real e o lendário, quando as crianças da comunidade vestidas de animais fazem também seus arrastões garantindo a continuidade da tradição. Chamados de laursinhos, o grupo sai pelas ruas acompanhados por moradores e visitantes. O Laurso ressurge cada vez mais forte e assim vai atravessando gerações há mais de um século de existência, criando entre seus simpatizantes um ato de sociabilidade, criatividade, alegria, lenda, história e humor", ressalta o secretário. Uma das novidades da programação deste ano é a participação da aparelhagem Rubi Light e do Lendário Rubi.
SERVIÇO Os arrastões do Bloco Laurso ocorrerão nos dias 11,12 e 13.02 (Domingo, Segunda e Terça-feira de Carnaval). Horário: Das 15h até o amanhecer Local: Comunidade Fernandes Belo / Viseu / Pará Fotos: Divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MP recebe dossiê contra o presidente da Câmara de Vereadores de Tomé-Açu

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá