Exposições e apresentações durante a
Semana Santa Cultural de Oriximiná


Começou ontem a Semana Santa Cultural de Oriximiná, com vasta programação recheada de apresentações e exposições no Cliper Santo Antonio, administrado pelos padres da congregação do Verbo Divino. Durante a semana, quadros, maquetes, filmes, teatros, danças, músicas, e outras são as atrações principais oferecidas ao povo católico e cristão do município.
Além disso, outras atividades são desenvolvidas nesse percurso da semana, como o ritual dos “Encomendadores de Almas”, que inicia na Quarta-Feira Santa à noite. Grupos de homens vestidos e cobertos de branco na cabeça, buscam as almas no cemitério e depois seguem nas ruas procurando vela acesa em frente às residências, sinal que alguém está pedindo que os rezadores intercedam por algum parente falecido. Na Sexta-Feira Santa, esses mesmos homens retornam ao cemitério e devolvem as almas. Este mesmo ritual é realizado nas comunidades ribeirinhas da zona rural de Oriximiná.
Na quinta-feira Santa, é a vez da apresentação teatral de Via-Sacra, que começa à noite com a conspiração (a traição de Judas), apresentado também no Cliper Santo Antonio. Na Sexta-Feira da Paixão continua a peça, mas desta vez, segue pelas ruas da cidade, mostrando a encenação dos passos do sofrimento de Jesus até o Calvário.
A tradicional Via-Sacra de rua emociona os fiéis, que acompanham Cristo até a crucificação. Todos os anos essa atração é apresentada em percursos diferentes. Este ano começou em frente ao Cliper Santo Antonio, seguiu pelas ruas e encerrou na Comunidade de Nossa Senhora das Graças.
As atrações são promovidas pela Pastoral da Juventude, escolas municipais e estaduais com apoio da Prefeitura de Oriximiná, através da Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Lazer. (Salete Marinho, de Oriximiná)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá