Comércio de Belém festeja Sant'Ana e São Joaquim




Com o tema "Sant'Ana e São Joaquim, pais de Maria, mulher eucarística", foi aberta oficialmente, ontem, durante a missa das 9h, a festividade 2015 em honra a Sant'Ana e São Joaquim, cuja paróquia é a segunda mais antiga da capital paraense, localizada em pleno centro comercial de Belém. A celebração eucarística foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, que destacou a necessidade de cada cristão assumir a responsabilidade de salvar seu irmão, assim como, disse de sua alegria de participar da festividade de padroeiros como Sant'Ana e São Joaquim, que de geração em geração passam os ensinamentos do bem e da verdade.
Dom Alberto também disse durante homilia, que o mundo está descrente das atuais lideranças, que não têm mais comprometimento com a causa do bem da humanidade, mas ponderou que, felizmente, "esta geração tem tido a sorte de ter bons e sábios papas, cujo pastoril tem sido conduzido da forma conforme Jesus ensinou, aí a sobrevivência dos valores éticos e morais pregados nas igrejas e que representam a esperança de um mundo melhor e mais justo.
O arcebispo também lembrou em sua homilia que, recentemente, seu bispo auxiliar, Dom Irineu Roman, fez visita pastoral à Paróquia de Sant'Ana, de onde saiu muito feliz e satisfeito com o que viu: uma paróquia coesa, unida e que vem trabalhando na missão.
Sobre a visita de Dom Alberto, o pároco de Sant'Ana e chanceler da Arquidiocese de Belém, Padre Jaime Barbosa Sidônio, disse que é sempre uma alegria, pois significa "afeto e carinho pela igreja que se faz em comunidades".
Sant'Ana e São Joaquim são pais de Nossa Senhora e, portanto, avós de Jesus Cristo. Assim, durante toda esta semana, ocorrerão missas, novenas, adorações e vendas de comidas típicas e artigos religiosos.
De acordo com estudiosos da igreja, antigamente, as festas de Sant'Ana e São Joaquim ocorriam em datas separadas, porém, a festa litúrgica passou a ser uma só, tendo em vista tratar-se de um casal, santos da igreja primitiva, primeiros missionários que cuidaram Daquela que viria a ser a mãe do Salvador Jesus Cristo.

TRADIÇÃO

A festividade de Sant'Ana e São Joaquim é atípica, posto que ocorre em plenas férias de julho, quando diminui o número de pessoas na capital paraense, que seguem para os balneários. No entanto, como informou o Padre Jaime, a igreja não pode parar, assim como a missão. "Devemos estar aqui para acompanhar aqueles que querem venerar os padroeiros, aqueles que estão doentes, os idosos. Por isso, a festividade sempre é antecedida pela Semana Missionária, que encerramos ontem (anteontem), quando levamos a mensagem do Evangelho, visitamos nossos idosos, nossos doentes, lares, comércios, realizamos as missas nas ruas e convidamos para a festa dos nossos padroeiros, cuja festa litúrgica vai ocorrer no próximo domingo", disse o sacerdote.

NOVIDADE
Depois da missa, Dom Alberto e Padre Jaime foram para a porta da igreja e, sob a torre direita, abençoaram e inauguraram a nova Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, que existia há mais de 100 anos na igreja de Sant'Ana, mas que foi desfeita a quando da restauração do templo. De acordo com Padre Jaime, "nós encontramos nesse novo espaço, o lugar ideal para homenagearmos Nossa Senhora, para resgatar a gruta e, ao mesmo tempo, proporcionar aos visitantes, aos fiéis e aos devotos de um modo geral, um lugar santo onde cada um possa fazer suas orações em busca forças, para fazer agradecimentos ou suplicar por suas necessidades espirituais e temporais".

PROGRAMAÇÃO

A partir de hoje, as missas vão ocorrer até quinta-feira no horário de 17h30. Antes, ocorrem a novena a Sant'Ana e São Joaquim, bem como, adoração ao Santíssimo Sacramento. Nesta terça-feira, o que também já é uma tradição da igreja de Sant'Ana, acontece a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, que chegará na igreja matriz às 17h. Depois, a imagem será trasladada à capela das Irmãs Doroteias, onde pernoitará. Pela manhã de quarta-feira, será levada à capela do Colégio Dom Bosco, onde ocorrerá a missa de despedida de Nossa Senhora.
Segundo Padre Jaime, esse é um dos momentos fortes da festividade, mas anuncia que, no sábado, as imagens de Sant'Ana e São Joaquim serão levadas em procissão pelas ruas do centro comercial de Belém, a partir das 10h30. Depois, na chegada, haverá a missa presidida por Dom Irineu Roman. A festividade se encerrará no domingo, Dia de Sant'Ana e São Joaquim, com solene celebração litúrgica presidida por Padre Jaime.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá