Os municípios da ilha do Marajó, no Pará, atraem milhares de pessoas no mês de julho, época do pique do chamado verão amazônico, quando diminui a incidência de chuvas no Estado. A região é rica em campos e praias de água doce, além de possuir cidades com prédios históricos que datam da fase do Brasil colonial. Em Portel, por exemplo, durante todo o mês, bandas paraenses estarão animando os veranistas.
A prefeitura local, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, divulgou a programação oficial do Verão 2015, que conta com a realização de shows na estrutura montada na Orla do Arucará. Semana passada, primeiro final de semana, ocorreu o show com a banda "Forró do Legal", que reuniu uma multidão de pessoas moradoras da cidade, como também, de municípios vizinhos e até de Belém e outros Estados, conforme dados da organização dos eventos que contam com apoio de patrocinadores locais.

Paralelo aos eventos culturais, o município também conta com vasta praia, onde os banhistas mais corajosos podem praticar esportes mais radicais, como a tirolesa, além do desfrute do clima e da paisagem marajoara, ondas em águas doces de rios amazônicos e comidas típicas do Pará. “Sempre que tenho oportunidade, fujo para Portel, Breves, Soure e várias outras cidade do Marajó, porque o clima faz bem, há tranquilidade e se faz um programa sempre inesquecível”, diz Rubenito José Mendes, professor universitário, que adiantou estar se encorajando a praticar a tirolesa, o que seria a primeira vez em sua vida.
Nas fotos de Ray Nonato, o leitor poderá ver a tirolesa no Rio Arucará, a praia de água doce e os shows que completam a agenda cultural de julho, no verão 2015 de Portel, no Marajó.

Comentários