Semana Missionária prepara para a festividade de Sant'Ana e São JoaquimPa

Fotos: Nazaré Sarmento Barbosa-PASCOM

Padre Jaime reza missa durante Semana Missionária
A Paróquia de Sant’Ana da Campina, a segunda mais antiga da Arquidiocese de Belém, localizada no centro da capital paraense, está realizando a sua Semana Missionária em preparação à festa dos padroeiros Sant’Ana e São Joaquim, que acontecerá no período de 19 a 26 de julho. O evento começou no último sábado, 11, com a manhã de espiritualidade e a missa do envio, às 12h.
Também ocorreram missas do envio no domingo, tanto na igreja matriz de Sant’Ana, quanto na capela do colégio Dom Bosco. Os missionários, então, desde segunda-feira, estão visitando as residências localizadas no centro comercial de Belém, os idosos, os doentes. Ao final de cada dia, o pároco de Sant’Ana e chanceler da Arquidiocese de Belém, Padre Jaime Barbosa Sidônio, preside missa nas ruas com os missionários. A primeira missa de rua ocorreu na Praça Dom Macedo Costa, em frente às capelas de Santo Antonio e de São Francisco, no bairro do Reduto.
Padre Jaime disse que é um momento novo de evangelização. Os missionários se encontram, levam a palavra de Deus e, ao mesmo tempo, convidam para a festa dos padroeiros Sant’Ana e São Joaquim que tem como tema, neste ano, “Sant’Ana e São Joaquim pais de Maria, mulher eucarística”, em preparação com toda a igreja de Belém ao Congresso Eucarístico Nacional que vai acontecer nesta cidade em 2016.
Os trabalhos da Semana Missionária, que já é uma tradição do mês de férias pelas ruas e casas do comércio da capital paraense, se encerrarão hoje, com a missa das 12h e, amanhã, domingo, com a missa das 9h, o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, abre a semana da Festividade de Sant’Ana e São Joaquim, período forte de evangelização.
“Esta nossa paróquia, apesar de ser a mais antiga, funciona com um pensamento novo, é uma paróquia viva na pregação da palavra de Deus e a festa dos padroeiros é sempre motivo de grande alegria pra gente que está aqui nesse trabalho; que ficamos com as pessoas que não viajam e que preferem esta fase de descanso e recolhimento para também ficarem conosco para ouvir o que Jesus quer nos dizer e ao mesmo tempo, para venerar Sant’Ana e São Joaquim, pais de Maria, avós de Jesus e grandes missionários”, explica Padre Jaime Sidônio.

IMAGEM PEREGRINA

Na próxima terça-feira, como um dos pontos altos da Festividade de Sant’Ana e São Joaquim, a paróquia receberá a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré – a mesma que é levada na berlinda no Dia do Círio. A imagem chegará, como que representando a visita da filha aos pais e permanecerá na igreja de Sant’Ana até o dia seguinte, quando será levada à capela do Colégio Dom Bosco para mais um momento, encerrando, assim, a visita.
A procissão dos padroeiros acontece no sábado, 25, a partir das 10h30, com saída da Igreja das Mercês e encerramento com solene celebração eucarística presidida pelo bispo auxiliar, Dom Ireneu Roman. A festividade encerrará no domingo, 26, Dia de Sant’Ana e São Joaquim com solene celebração na igreja matriz, a partir das 9h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá