Feira do livro desperta interesse

ROBERTO BARBOSA

A feira do livro que está acontecendo no Hangar Centro de Convenções do Estado do Pará, em Belém, está, como nos anos anteriores, atraindo grande número de visitantes de todas as idades. Isto mostra que quando há investimentos em cultura, o povo apóia e dá sua resposta, como o vemos diariamente, desde o momento em que a exposição é aberta, até o seu final.
Crianças, jovens e adultos de todas as classes sociais estão visitando a feira, sempre se interessando por alguma das múltiplas atrações que estão acontecendo, como oficinas, palestras, além da exibição de filmes e exposição de livros com todo tipo de literatura e para todos os gostos e bolsos.
Quando o evento se encerrar, como sempre acontece, deixará o gostinho da saudade e do quero mais, porque, não apenas está reunindo as pessoas para um encontro em local sadio, divertido e cheio de gente, como também, ajudando a aproximar pais e filhos, já que toda a família está visitando a feira.
Como disse antes, é mais uma prova de que as pessoas estão buscando sempre algo de novo, o que não significa apenas as tecnologias de telefones celulares, leptopes ou carros avançados, mas também, o mundo mágico da escrita, que sempre fascinou as gerações desde a descoberta da comunicação através de símbolos, ou sânscrito, descoberto pela Lingüística como a língua mais velha conhecida da humanidade.
Letras que levaram milhões e milhões de pessoas a se apaixonarem, a se comunicarem, e a transmitirem as maravilhas do mundo em todas as linguagens, desde a mais simples e popular à mais erudita que poucos entende, a menos que sejam letrados e não apenas alfabetizados.
Como a feira do livro já vem ocorrendo sucessivamente, seria de bom grado se as livrarias paraenses ou dos Estados da Amazônia, se unissem para mostrar a cultura amazônida em eventos semelhantes, despertando, assim, a curiosidade das pessoas, em especial, das crianças e dos jovens, que pouco conhecem sobre a região onde nasceram e habitam em face da ausência de uma disciplina eu diria clássica e não básica de estudos regionais, obrigatória na grade curricular de todos os níveis de ensino.
Ganhariam a população, os empresários, os autores e o próprio Estado, já que atrairia ainda mais investidores de outras regiões para publicar obras fantásticas em edições mais simples e baratas. A indústria gráfica é grande e pode fazer essas coisas.

SALADA
°Estoura mais um escândalo de compra de votos no município de Barcarena, onde a briga pela Prefeitura está acirrada entre os candidatos.
°A condenação de Luiz Araújo era eminente. Resta saber se será levada ao pé da letra, ou melhor, da lei.
°A exemplo da feira do livro, o Círio de Nazaré também proporciona o encontro das famílias durante as peregrinações, assim como nas inúmeras romarias que antecedem e sucedem a grande festa do povo paraense.
°Governo brasileiro afirma que a crise nos Estados Unidos da América, por enquanto, não influi na economia nacional.
°Citam as fontes do governo que foi até benéfica a ligeira alta do dólar no Brasil.
°E que o brasileiro aumentou seu poder aquisitivo, daí todo mundo estar comprando carros com mais facilidade.
°Só não se diz que em função dos juros altos, por cada carro comprado, se pagam mais dois ou três, e que, no final do pagamento, esses carros já não têm quase valor e estão praticamente desmontados, porque a manutenção é alta e as prestações também.
°Mas, como dizem alguns, só tem as coisas quem é doido e não tem medo de nada.
°Eu não tenho medo de nada, mas sou cauteloso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri