Congresso caridoso

ROBERTO BARBOSA

O Congresso Nacional anuncia que deputados e senadores terão de explicar, doravante, se as passagens aéreas solicitadas para que sejam pagas com o erário público estão sendo utilizadas, mesmo, conforme os interesses de cada mandato. No entanto, as vantagens para viagens de familiares dos congressistas foram mantidas.
Sabe-se que passagens aéreas são caras. Um cidadão brasileiro comum não tem condições de fazer viagens aéreas toda hora que deseja. Há milhões de cidadãos que não tem condições e jamais entrarão em um avião, porque esse transporte não foi feito para todos.
Difícil imaginar como o Poder Legislativo está tão rico ao ponto de fazer farras com o erário público somente em passagens aéreas, cujos valores chegam aos milhares de reais, sem se falar nas outras despesas com casas, combustíveis, roupas de luxo, jantares, almoços e etc., etc., etc.
No entanto, quando se fala em abrir algum benefício para a população, ocorrem séries de debates envolvendo principalmente as lideranças partidárias, de cujas agremiações só se observam os próprios interesses, mas, quase nunca, o bem comum. É por isso que, a cada dia que se passa, mais se vê gente morrendo de fome ou praticando crimes pelas cidades brasileiras, ao passo que os políticos estão sempre bem vestidos, passando cheques, negociando o dinheiro alheio, distantes da realidade de miséria, da linha abaixo da pobreza em que se encontra uma grande parcela da sociedade à qual pedem votos e prometem mundos e fundos que não cumprem, depois de eleitos, o que se consideraria como um “estelionato eleitoral”, cuja punição dificilmente acontece, dado que esses políticos, sempre conseguem se reeleger, ainda que tenham renunciado ao cargo depois de se envolverem em algum rumoroso escândalo.
Tem gente que ainda não recebeu o grande salário mínimo de R$ 465,00. No entanto, o governo já prevê, para 2010, um salário em torno de R$ 506,00. Grande!
Que tal se experimentássemos que os políticos tivessem a remuneração de apenas um salário mínimo. Quantos se habilitariam a uma eleição? Mas, a generosidade do Congresso, ao que parece, continua grande, para os seus pares. A população...

SALADA
° Está de parabéns o Águia, de Marabá, que está honrando o futebol paraense, e soube aproveitar bem a sua oportunidade contra o Fluminense. Agora, joga por apenas um empate no Rio para passar à outra fase na Copa do Brasil.
° Meteorologia prevê ainda muitas chuvas para a região Norte, em especial, para a capital paraense, Belém.
° Tem gente que pensa que Belém está fora da órbita terrestre, portanto, livre de tudo.
° Não é bem assim. Temos é um Deus poderoso que nos tem protegido.
° Uma situação grave deixaria Belém num caos total, porque aqui não se tem qualquer estrutura.
° Construção Civil ergue um prédio de 40 andares no Centro da capital paraense.
° Anos atrás, bem perto, na mesma Avenida Doca de Souza Franco em que é erguido o novo empreendimento imobiliário, um edifício muito menor, o “Raimundo Farias”, ruía levando para o fundo cerca de 40 almas, um das quais nunca teve o corpo localizado entre os escombros.
° Mas, os negócios imobiliários estão de vento em popa em Belém. Esta cidade continua atraindo muitas pessoas em função dos grandes projetos que estão instalados no Estado do Pará.
° O que muitos migrantes não sabem, entretanto, é que alguns desses projetos estão distantes de Belém quase tanto em quilômetros como a distância entre onde residem atualmente e a capital paraense.
° Afinal, o Estado do Pará tem dimensões continentais.
° Estamos no extremo Norte do Brasil, onde as distâncias são medonhas, para se falar um português bem claro.
° Hoje, às 19h, Dom Orani João Tempesta celebra sua última missa no Conjunto Arquitetônico de Nazaré, onde irá se despedir de seus fiéis.
° Amanhã, o arcebispo administrador diocesano, no entanto, ainda celebra mais uma missa, para ordenar um novo sacerdote para a Arquidiocese de Belém. Será um padre da ordem dos Providentinos. A solenidade vai acontecer na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Icoaraci.
° No final da tarde, Dom Orani parte para o Rio de Janeiro, na companhia de mais de 50 párocos que irão participar, com ele, da solenidade de posse como arcebispo metropolitano do Rio, em missa solene na Catedral carioca, domingo, às 15h.
° A missa da Misericórdia na Paróquia de Sant’Ana será nesse sábado, às 12h.
° Domingo, tem missa solene, às 12h, na Paróquia de São Raimundo Nonato, no bairro do Umarizal, área nobre de Belém.
° A todos, um bom fim de semana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri