Sesan acima do bem e do mal

ROBERTO BARBOSA

Desde que a Prefeitura Municipal de Belém procedeu a abertura da Avenida João Paulo II, no trecho compreendido entre o II Ramal do Utinga e a Alameda Eliezer Levy, no bairro do Souza, em Belém, que os moradores locais não tem sossego. Agora, são perseguidos pelo secretário municipal de Saneamento, o engenheiro Natanael Alves Cunha, que está ameaçando quebrar casas e muros dos moradores que construíram recentemente, isto é, após a conclusão das obras.
Cabe aqui esclarecer para o senhor prefeito Duciomar Costa, que ninguém construiu coisa alguma sobre a calçada-passeio feita pela Prefeitura, garantindo o Trânsito de pedestres e ciclistas que diariamente utilizam a artéria para exercícios físicos e até de competições do campeonato de ciclismo que vem se realizando na área.
O doutor Natanael Cunha, entretanto, insiste que os moradores estão invadindo o passeio público, o que não reflete a realidade dos fatos e, hoje de manhã, num ato arbitrário, para não dizer insano, totalmente fora da lei, sem mandado judicial, aproximou-se com um grupo de funcionários da Prefeitura de Belém e da Guarda Municipal, de um imóvel onde estavam apenas crianças cujos pais haviam saído, e passou a derrubar o muro recém-construído – que não chegou, nem de perto, ao calçadão da prefeitura.
As pequenas vítimas ficaram em prantos, apavoradas e sem ter a quem recorrer que não a vizinhos. Quebraram o muro, puseram todo o material em uma caçamba e desapareceram, deixando a todos atônitos e desaparecendo como facínoras em fuga. Ou seja, agiram acima do bem e do mal, acima da razão e da Justiça, maculando a imagem de um homem que, no ano passado, estava à caça de votos de todos os cidadãos de bem que moram em Belém.
Observa-se que essas coisas vem acontecendo em um momento crítico, quando pessoas estão morrendo nos prontos socorros da capital por falta de estrutura operacional de parte da Prefeitura de Belém; num momento em que o prefeito Duciomar Costa consegue, junto à Câmara de Vereadores, autorização para dar uma volta pela Itália, supostamente, em busca de recursos financeiros para continuar as obras do Portal de Belém; num momento em que se combate as ações nefastas da indústria da multa, patrocinada pela Companhia de Transportes de Belém. É nas mãos dessas pessoas que estão os pobres e indefesos cidadãos de Belém do Pará.

SALADA
° Dom Orani João Tempesta recebeu homenagens de diversas instituições ligadas à Arquidiocese de Belém, após missa que celebrou solenemente na capela do Berço de Belém, ontem à noite.
° Torcedores azulinos veem no fato de o Flamengo ter mandado um time reserva para enfrentar o Remo no jogo de amanhã, no Mangueirão, uma grande oportunidade para o Leão Azul continuar sobrevivendo na Copa do Brasil e ir a segundo jogo, no Maracanã, no Rio de Janeiro.
° Realmente, o Remo necessita dessa notoriedade, mas, no Rio, provavelmente, o Flamengo jogará com o calor de sua torcida, além de todo o plantel titular, que agora está às voltas com o campeonato carioca.
° Enquanto Natanael Alves Cunha se preocupa em derrubar muros de pessoas indefesas, se esquece que o calçadão da Avenida João Paulo II foi mal feito e está se deteriorando; se esquece que eles fizeram uma curva na avenida para beneficiar clube da elite, assim como, que poderosos órgãos construíram seus muros na mesma reta onde agora ele derruba as casas de pessoas humildes.
° Será que o prefeito Duciomar Costa continua dando oportunidade para inimigos o auxiliarem em sua administração?
° Governadora Ana Júlia Carepa deverá conduzir ao cargo de presidente da Imprensa Oficial o sindicalista José Francisco Pereira, presidente regional da UGT-PA e da Fetracom.
° Compra de ovos de Páscoa nas lojas do centro comercial estão aumentando, bem como, as encrencas, em ônibus super lotados, para que os doces não cheguem quebrados em casa.
° Dados dos principais terminais rodoviários e portos dão conta de que ainda não foi alterado o fluxo de pessoas em busca de passagens para os feriados relativos à Semana Santa, o que deve começar a aumentar a partir dessa quarta-feira.
° Quem for a Marudá, irá encontrar a vila no mesmo estado de abandono em que se encontrava no período do Carnaval. O portinho do Sossego, antes, um ponto turístico e de comércio, está uma tristeza só.
° Quem está feliz com o feriadão que se aproxima são os lancheiros que operam na travessia Marudá-Algodoal. Devem faturar bastante de amanhã até sábado. No domingo e segunda-feira, a fatura fica por conta do regresso do feriadão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri