Católicos estão animados para a missão

A quadra de esportes da Paróquia de São José de Queluz, no bairro de Canudos, em Belém, ficou pequena, nesse fim de semana recém-findo, para abrigar aproximadamente 500 fiéis representando cerca de quarenta paróquias de Belém e Zona Metropolitana que foram participar do segundo encontro de formação para o Projeto Belém em Missão, da arquidiocese, que é coordenado por monsenhor Raimundo Possidônio Carrèra da Mata, o conhecido monsenhor Cid. O encontro começou no sábado, a partir das 8h, e se prolongou até as 13h de ontem, quando os leigos tomaram conhecimento mais aprofundado do projeto que irá atender normas estabelecidas no Plano de Pastoral, concomitante ao Documento de Aparecida elaborado pelos bispos e que prevê a evangelização dos povos da América Latina.
O projeto Belém em Missão foi lançado originalmente por Dom Orani João Tempesta em 2008, mas acabou se perdendo no tempo com a saída do arcebispo e voltou a ser reanimado em meados de agosto deste ano, já a pedido do novo arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, que deseja seja feito um grande mutirão de evangelização ao povo belenense que caminha para a celebração dos 400 anos de evangelização da Amazônia a partir de nossa arquidiocese, em 2016, quando também acontece o Congresso Eucarístico Nacional.
Ouvido por Bip-News, monsenhor Cid explicou que os leigos estão tomando conhecimento do projeto e despertando para a responsabilidade de assumir o papel de missionário, ampliando a dimensão da igreja que é feita por cada um de nós. No próximo ano, informou o sacerdote que já exerceu o cargo de administrador diocesano de Belém, os missionários já começam a sair para algumas tarefas relativas à missão, mas, ainda vão participar de dois grandes retiros que acontecem nos meses de março e novembro, respectivamente. Até lá, todas as paróquias de Belém vão trabalhar no sentido de divulgar a nova fase das Santas Missões Populares. Há até um livro, de autoria do padre Luiz Mosconi, que será usado para embasar a nova realidade dos missionários que já tiveram conhecimento técnico da área demográfica e da situação sócio-econômica da capital. Inclusive, as paróquias, estão incumbidas de delimitar as áreas mais carentes onde há a necessidade de se levar a palavra de Deus, apresentando Jesus Cristo como senhor Deus e único salvador.

FRASE DO DIA
“Na minha opinião a Eliza está mesmo é morta.”
* Dayanne Rodrigues do Carmo Souza, mulher do goleiro Bruno, em carta endereçada ao promotor do caso, Gustavo Fantini, e lida nesta manhã no Fórum de Contagem, Minas Gerais, onde estão acontecendo as audiências de inquirição dos acusados do desaparecimento e assassinato da modelo Eliza Samudio, cujo corpo teria sido desossado e dado a cães.
SEGUNDA-FEIRA
Belém-Pará-Brasil, 08 de novembro de 2010
- Dia Mundial do Urbanismo
- Aniversário de Diogo Pacheco
- Aniversário de Herson Capri
- Aniversário de Antonio Marcos
- Aniversário de Katherine Hepburn
- Aniversário de Parker Posey
- Aniversário de Tara Reid
- Aniversário de Bonnie Raitt (1949)
- Nascimento de José Bonifácio, o patriarca da independência (1763)
- Morte do cientista brasileiro Carlos Chagas (1934)
- Descoberta do Raio X (1895)
- Abertura do sistema de telefonia móvel no Brasil (1990)
- Posse de Carlos Coimbra Luz, presidente da república do Brasil (1955)
Santo do dia
- Bem-aventurado Guido Maria Conforti
- Cinco Santos Escultores

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri