Desastres aéreos matam 98 pessoas


BELÉM
Sistema de Notícias com informações do G1 e agências internacionais

Ao menos 98 pessoas morreram nas últimas 24 horas em dois acidentes aéreos de grandes proporções em uma região de difícil acesso em Cuba, na América Latina, e no Paquistão, na Ásia. Ainda ontem, um modelo do superavião Airbus A-380, da companhia australiana Quantas, com quase 500 pessoas a bordo, teve de fazer um pouso forçado no aeroporto de Cingapura, no Japão, depois de um de seus quatro motores ter pegado fogo e se destroçado no ar. Segundo dados técnicos, essa aeronave teria condições de fazer a rota Cingapura – Sidney, na Austrália, com apenas três motores, porém, por medida de segurança, a tripulação decidiu voltar ao aeroporto de origem do vôo sem que ninguém saísse ferido, embora testemunhas tenham dito que viram destroços caindo do imenso aparelho pouco depois da decolagem.
O aparelho acidentado em Cuba pertencia à companhia regional Arocaribbean e transportava 68 pessoas, sendo 61 passageiros de diversas nacionalidades e sete tripulantes. Não houve sobreviventes, segundo as autoridades cubanas.
Do total de ocupantes do avião, 40 seriam cubanos, e 28 estrangeiros, sendo nove argentinos, sete mexicanos, três holandeses, dois alemães, dois austríacos, um espanhol, um francês, um italiano, um japonês e um venezuelano.
A aeronave que sofreu a queda é um turboélice ATR-72, que fazia a rota entre Santiago de Cuba e Havana.
O avião teria caído numa região rural, de difícil acesso, da aldeia de Guasimal, na província de Sancti Spiritus. Após a queda, a aeronave pegou fogo.
As autoridades locais informaram que criaram uma comissão para organizar o resgate de corpos, que conta com socorristas e voluntários, e também para investigar as causas do acidente, ainda desconhecidas.
Os primeiros corpos já foram encontrados.
O piloto do avião relatou às 17h42 local (19h42 Belém) "uma situação de emergência, perdendo contato com os serviços de controle de tráfego aéreo" logo em seguida.
"Neste momento, as autoridades aeronáuticas e regionais estão apurando detalhes do fato, e foi criada uma comissão para investigar o acidente".
O comunicado oficial não revela se no momento da queda prevalecia o mau tempo na região, de onde se aproxima a tormenta tropical Tomas, colocando a ilha em estado de alerta.
Vizinhos do local, a mais de 30 km da capital provincial, afirmaram que o avião fez vários movimentos bruscos antes de cair em terra, segundo o jornal local Escambray.
Em função da passagem iminente do furacão Tomas, a companhia aérea Cubana de Aviación cancelou todos os voos para Santiago de Cuba e Guantánamo, e o ministério do Transporte anunciou a suspensão das viagens de ônibus e trem para essas duas províncias enquanto o clima não melhorar.
O último acidente aéreo em Cuba ocorreu em março de 2002, quando um avião menor caiu na província central de Villa Clara, matando as 16 pessoas a bordo, incluindo seis turistas canadenses, quatro britânicos e dois alemães, além dos quatro tripulantes cubanos.
O acidente aéreo mais grave das últimas três décadas ocorreu em setembro de 1989, quando um Il-62 com destino a Milão caiu em Havana logo após decolar, matando as 115 pessoas a bordo - dois cubanos e 113 turistas italianos - e 40 em terra, atingida por destroços.

NO PAQUISTÃO

Um pequeno avião fretado da companhia JS Air com 22 pessoas a bordo - 20 passageiros e dois pilotos - caiu nesta sexta-feira (5) depois de decolar do aeroporto de Karachi, no sul do Paquistão, informam as autoridades paquistanesas. Ninguém sobreviveu ao acidente, informou o coronel de Exército Noor Alam. Ainda não foi informada a nacionalidade das vítimas.
O porta-voz civil da Aviação do Paquistão, Pervez George, confirmou que a aeronave caiu devido a uma falha técnica logo após a decolagem. Segundo ele, os pilotos relataram que um motor se incendiou um minuto após iniciar viagem. Eles tentaram retornar para um pouso de emergência, mas o avião caiu logo em seguida.
A aeronave transportava 17 funcionários e três técnicos da companhia petrolífera ENI. Eles seguiam de Karachi para Bith Shah, na província de Sindth.
No final de julho, 152 pessoas morreram em Islamabad depois que um Airbus bateu numa colina na região da capital paquistanesa.

FRASE DO DIA

“Eleição está passada; presidente foi eleita legitimamente.”
* Aécio Neves, ao defender mudanças radicais no PSDB para uma oposição propositiva
SEXTA-FEIRA
Belém-Pará-Brasil, 05 de novembro de 2010
- Dia do Rádio Amador
-Dia do Cinema Brasileiro
- Dia do Escrivão de Polícia
- Dia do Técnico em Prótese Dentária
- Dia da Prevenção de Doenças do Coração
- Dia Mundial do Radioamador
- Dia Mundial do Técnico em Eletrônica
- Dia Nacional da Cultura
- Dia do Protético (DF)
- Aniversário de Art Garfunkel
- Aniversário de Famke Janssen
- Aniversário de Sam Rockwell
- Aniversário de Tilda Swinton
- Aniversário de Sam Shepard
- Aniversário de Sam Shepard
- Aniversário de Brian Adam (1959)
- Nascimento de Rui Barbosa (1849)
- Morte do cineasta Humberto Mauro (1983)
- Ex-combatente de Antônio Conselheiro mata ministro da guerra (1897)
- Inauguração de Itaipu, a maior hidroelétrica do mundo (1982)

Santo do dia
- Santos Zacarias e Isabel

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri