Lula: amado e odiado

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva tem de tudo um pouco. Ele, muitas vezes, enche o saco, irrita jornalistas com esse fanatismo por Corinthians na hora de falar sobre temas polêmicos. Tão seguro está de seu imenso poder, que não se importa em ser arrogante, estúpido e, ao mesmo tempo, popular.
Muitos dizem não querer saber dessas coisas; apenas, que o Brasil nunca teve um presidente tão bom. Isso, lógico, é discutível, afinal, para fazer um bom governo, ele já encontrou um alicerce bem feito em cima de uma economia estabilizada por uma moeda forte e inflação controlada. Assim, o país se livrou das amarras do FMI.
Mas ele abusa. E até já disse que não sabe como vai se acostumar na hora em que acordar e olhar para si mesmo como um homem comum que não é mais o homem mais poderoso do Brasil que governou por longos oito anos.
Em Maputa, nesta manhã, Lula defendeu de novo o Enem e disse que, apesar de erros, esses vão se corrigindo a medida que o projeto continuar a avançar pelos anos seguintes. Garantiu que, se for necessário, haverá nova prova, para que ninguém fique prejudicado e, lógico, evitou comentar os erros crassos que foram registrados na prova realizada para mais de três milhões de estudantes nesse fim de semana passado.
Lula é odiado por muitos e amado pela maioria da população, afinal, todo mundo sabe, fez um governo assistencialista, apesar de eu mesmo continuar a questionar que, no setor de habitação, as falhas continuam. Pobre de salário mínimo não tem mesmo como comprar uma habitação popular. A Caixa Econômica tem suas regras e não abre guarda. E aí?
Que o governo Dilma Rousseff faça algo em torno dessa questão.
PS – Conversei semana passada com um amigo meu delegado de Polícia Civil, intelectual, homem de grande cultura. E ele me dizia que Dilma poderá surpreender, fazer um governo sem a cara de Lula e com grandes avanços, desde que seja administradora e tenha o traquejo político como o fez sempre Lula, que todo mundo apedrejada por não ter grandes estudos.
Esse mesmo amigo ponderava que é possível que, no futuro e não muito distante, Dilma venha a romper com Lula, o qual pretende sim voltar a presidir o Brasil a partir de 214.

FRASE DO DIA
“Nós vamos fazer uma investigação e duas coisas estarão garantidas à juventude brasileira: a Polícia Federal vai fazer todas as investigações para saber o que aconteceu efetivamente e nenhum jovem vai ficar sem cursar a universidade. Se for necessário fazer uma prova, faremos. Se for necessário fazer duas, faremos. Se for necessário fazer três, faremos, mas o Enem continuará a ser fortalecido.”
* Luiz Inácio Lula da Silva, em Maputo, Moçambique, nesta manhã

QUARTA-FEIRA
Belém-Pará-Brasil, 10 de novembro de 2010
- Dia do Trigo
- Dia do Ruralismo
- Dia da Nota Fiscal
- Dia Nacional do Balconista
- Dia da Indústria Automobilística
- Dia da Outorga da Constituição de 1937
- Aniversário de Myrian Rios 10/11
- Aniversário de Ângelo Paes Leme
- Aniversário de Joan Cusack
- Morte do compositor, poeta e jornalista Torquato Neto (1972)
- Lançamento da revista O Cruzeiro (1928)
- Com o voto do Brasil, a ONU define o sionismo como uma forma de racismo (1975)
- Entrada na baía de Guanabara da esquadra francesa comandada por Nicolau Durand
-  Getúlio Vargas assume a Presidência da República, com a revolução de 1930, dissolvendo o Congresso Nacional (1937)
- Promulgação da terceira constituição republicana (Estado Novo) do Brasil (1937)
Santo do dia
- São Leão Magno

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri