O poder da oração

Tenho constantemente lido notícias sobre a preocupação do Papa Francisco em promover o bem por meio da oração, a rezar o tempo todo pelas vítimas do novo coronavírus que assombra e devasta a humanidade. O Sumo Pontífice celebrou a Páscoa solitário na Basílica de São Pedro, o que sinaliza que a maior festa litúrgica da igreja teve de se adequar às restrições recomendadas pela Organização Mundial da Saúde - OMS.
Disse, sabiamente, um confrade jornalista, que só "resta ao Papa rezar" e que cabe a cada um ter ou não ter fé. Em parte, ele está certo, mas o que se observa é a falta de fé nas pessoas, o que, claro, também é humano ante a tantos acontecimentos e turbulências da vida. No entanto, o evangelista São João reproduz o que falou Jesus, que, se as pessoas tivessem fé ardente, poderiam promover maravilhas até maiores do que aquilo que Ele realizou, afinal, como diz o dito popular, a fé move montanha.
O Papa Francisco, como substituto na Cátedra de São Pedro, humanamente, não é infalível, mas foi conduzido ao posto por um processo cardinalício que se acredita tenha a mão Divina atuando. O próprio Cristo diz a Pilatos que ele está no cargo, cheio de poderes, porque alguém lhe deu do alto. Esse alguém a que Jesus se refere é Deus. Destarte, Deus colocou o argentino Jorge Mario Bergoglio na chefia da igreja, sob o título de Francisco, para se lembrar dos pobres. E quando fala dos pobres, fala de todas as pessoas mergulhadas no sofrimento, seja financeiro, moral, social, de saúde, de raça (discriminação) e a gente poderia elencar uma série de desastres que partes da humanidade sofrem mundo a fora.
Resta, sim, ao papa, rezar, e sua oração tem força, porque ele tem fé. Resta a nós, termos fé, mas a gente quer ter fé? A gente acredita na fé? A gente faz exercício de fé? O que é a fé pra gente?
Acho que devemos repensar nossa forma de ver as coisas. Temos a esperança de que vamos sair sabrecados dessa pandemia, mas temos a fé de que iremos escapar. Essa é a fé em Deus que precisamos vislumbrar e termos em nosso coração. Salve Maria, Nossa Senhora de Fátima!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleição em Abaetetuba poderá ter um terceiro turno

Pesquisa Exata que mostra liderança de Claudionor para a Prefeitura de Capanema é liberada pelo TRE após tentativa de impugnação

Povo esquecido e abandonado no Tapanã