Mais um Círio de Nazaré

Roberto Barbosa

A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré – aquela que vai na berlinda durante o Círio em Belém, hoje esteve novamente na berlinda, desta feita, na cidade de Paragominas, onde ocorreu mais uma caminhada em honra à Mãe de Deus e da Igreja, Rainha da Amazônia e Padroeira do Povo Paraense.
A Santa Missa foi concelebrada pela manhã, a partir das 7h, e transmitida pela Rede Nazaré de Comunicações, em cadeia com a Rádio Nazaré FM e com a Rádio AM Educadora de Bragança, a cuja diocese está ligada a Paróquia de Paragominas.
Milhares de fiéis acompanharam a romaria que percorreu as ruas de Paragominas, hoje uma cidade moderna que trilha pelo desenvolvimento na região Guajarina do Estado do Pará.
O círio nos municípios, que segue os padrões da grande romaria ocorrida em Belém, é mais que uma festa onde os católicos se unem a Nossa Senhora. É um momento de reflexão para os ensinamentos de Jesus na Boa Nova do Evangelho. A igreja católica não entende – e realmente não o é – um momento de adoração a uma imagem como pregam os fiéis de outros credos ou seitas, pois Nossa Senhora não tem a pretensão de ser adorada. Ela apenas aponta o “caminho, a verdade e a vida” que é Nosso Senhor Jesus Cristo, o Rei do Universo, como celebraremos no próximo domingo.
Aliás, hoje, foi o último domingo do chamado Tempo Comum, que encerra o Ano Litúrgico. O tempo comum, na Igreja, são os tempos da esperança, da conversão pregada por Jesus e prevista no terceiro mistério luminoso ensinado pelo Bem-Aventurado Papa João Paulo II.
Assim, presenciamos mais um Círio de Nossa Senhora de Nazaré no Estado do Pará, encerrando o Ano Litúrgico onde Maria não pára de chamar seus filhos para a conversão que está no próprio Cristo Jesus.
Um momento de glória para Deus, um momento de confraternização entre os irmãos em Cristo, um momento para vivenciarmos a presença de Jesus em nosso meio através da Sempre Bem-Aventurada Virgem Maria Nossa Senhora de Nazaré.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá