A difícil posição de Ana Júlia

ROBERTO BARBOSA
Como eu já havia noticiado há alguns dias, a situação da governadora Ana Júlia Carepa havia ficado bastante complicada ante o resultado do primeiro turno das eleições para a Prefeitura Municipal de Belém. Deu Duciomar Costa e José Priante.
Embora nunca tendo sido concreto, era bastante visível o apoio da governadora do Estado para o atual prefeito que busca se reeleger, e ficaria bem mais fácil para a chefa do Executivo Estadual se tivesse ido para o segundo turno, a ex-vice-governadora e jornalista Valéria Pires Franco, do DEM.
Assim, não podendo agradar a José Priante de Jader Barbalho, seu principal aliado para ter sido eleita governadora, nem contrariar Duciomar Costa, cujo partido, o PTB, também integra a base governista, Ana Júlia tomou uma decisão que contrariou o seu partido, o PT, que formalizou apoio ao candidato peemedebista: ficará neutra.
A decisão de Ana Júlia Carepa não agradou Jader Barbalho, assim como, aos principais caciques de seu partido. Todavia, ela, como mandatária do Estado, teria de dar sua posição, e, acredito, foi a mais acertada.
PESQUISA CORRETA
Ouvindo novamente uma analista política que já foi candidata a deputada estadual e a vereadora pelo município de Belém, fui informado que não houve zebra nas pesquisas em relação à Prefeitura da capital paraense. “O que ocorreu foi que a candidata do Democratas aceitou o jogo do candidato do PMDB e partiu para o ataque ao deputado federal Jader Barbalho, que, se não tem grande maioria de votos na Cidade das Mangueiras, o tem no interior do município, como ilhas e distritos, assim como tem grande domínio e influência no restante do Pará”. Deste modo, afirmou com propriedade, “ao falar mal de Jader Barbalho, a candidata se perdeu, deixou de falar de seu projeto de governo e mexeu com os brios de quem tem em Barbalho, um líder, um mito, um ídolo político, tanto assim que os demais candidatos se mantiveram na posição apontada pelas pesquisas”.
SALADA
º E continua a história do seqüestro maluco que um jovem fez por causa do fim do romance com uma menina de apenas 15 anos. Os dois já almoçaram, mas continua o estado tenso no local.
° A violência é uma constante por toda a cidade. Ainda hoje pela manhã, o condutor de um automóvel Vectra parou um ônibus na zona portuária de Belém para discutir com o motorista que não lhe dera a preferencial.
° Na ocasião, os passageiros ficaram entre nervosos e aborrecidos, pois os ônibus têm a preferência e o motorista do veículo de passeio estava tentando fazer uma ultrapassagem irregular.
° Felizmente, tudo não passou apenas de um bate-boca entre motoristas de cabeça quente.
° Acontece nesse domingo que vem a procissão denominada Círio das Crianças, após missa solene no Can.
° E todas as noites têm acontecido missas com pregações feitas por bispos convidados. Na noite de ontem, o pregador foi Dom Erwin Klauter, da Diocese de Santarém, que está ameaçado de morte.
º Milagre de Nossa Senhora de Nazaré: amigo meu contou-me que depois do Círio, foi ver a construção de uma casa sua, em Val-de-Cans, acompanhado de uma neta. Esta, que tem apenas 14 anos, não prestou atenção na lage, pisou em uma telha de amianto sobre o vago da escada e caiu laje abaixo.
º Foi um susto imenso, mas a adolescente sofreu apenas leves escoriações e quando socorrida, apenas achava graça da queda que sofrera.
º Só um milagre, disse meu amigo.
° Ctbel necessita, urgente, fazer uma resinalização em algumas ruas do bairro da Cidade Velha, onde motoristas não sabem, realmente, qual a mão correta de tráfego, o que pode acarretar em acidentes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MP recebe dossiê contra o presidente da Câmara de Vereadores de Tomé-Açu

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

Pesquisa Exata que mostra liderança de Claudionor para a Prefeitura de Capanema é liberada pelo TRE após tentativa de impugnação