Natal gera 100 mil empregos no Brasil

ROBERTO BARBOSA
Estudos econômicos revelam que o Brasil irá gerar, apesar da crise econômica iniciada nos Estados Unidos da América, cerca de cem mil empregos no setor do comércio já a partir do mês de novembro que se aproxima. O comércio deve ter um faturamento da ordem de 8%.
As previsões das federações de estabelecimentos comerciais estão otimistas porque, no Brasil, independente de crise, sempre ocorre o aquecimento das vendas, ainda que a crédito e juros altos, quando chegam as festas de fim de ano.
Esse aquecimento ocorre exatamente por causa das festas de Natal e Ano-Novo, e pela injeção financeira proporcionada pelos pagamentos de abonos e o Décimo Terceiro. É a vontade de ganhar, de gastar, de presentear, além do apetite dos comerciantes em aumentar o faturamento, beneficiando assim a mão-de-obra ociosa que sai do desemprego ou do subemprego na informalidade, para o emprego propriamente dito.
É claro que, a partir de janeiro, parte dessa mão-de-obra contratada, é dispensada, mas tem aqueles trabalhadores que conseguiram se destacar e acabam ficando. Aí, já depende de cada um, porém, quem não consegue ser contratado em definitivo, pelo menos tem a esperança de poder organizar suas contas e a vida, ou presentear os filhos e demais familiares.
Por isso que o Natal é sempre uma bênção aguardada por todos.

SALADA
° Parlamentares de todas as esferas legislativas já retornaram ao trabalho desde ontem.
° Em Brasília, o Aeroporto Internacional registrou grande movimento na terça-feira passada.
° Na Câmara Municipal de Belém e Assembléia Legislativa, parlamentares, agora, correm atrás de retomar a pauta, que estava prejudicada em função das eleições que, em Belém, se encerraram no domingo passado.
° Apesar de bastante doente e abatido, Dom Vicente Joaquim Zico, arcebispo emérito de Belém, continua celebrando suas missas na Igreja do Rosário, assim como o fez na Praça Santuário, onde foi o último pregador das noitadas do Círio de Nazaré.
° Diabético, os médicos recomendam que Dom Vicente repouse bastante.
° Empresária Nazaré Barbosa está lançando sua nova coleção de bijuterias de sua empresa, a Ana Biju.
° Passadas as eleições, população espera que o prefeito Duciomar Costa dê um jeito de remover os ambulantes que insistem em tomar conta das calçadas no centro da cidade, obrigando os pedestres a dividirem a pista com os carros.
° Mulher irresponsável atropelou panificador que pilotava motocicleta em frente ao Colégio Acrópole, na Avenida João Paulo II, no bairro do Souza, em Belém.
° Ela foi levada presa para uma unidade policial e disse, em depoimento, que a vítima estava na contramão. O panificador diz que a mulher mentiu descaradamente e que ele escapou da morte por verdadeiro milagre.
° Até agora, ele não sabe se a motorista irá ou não custear as despesas com seu tratamento, além dos danos na motocicleta.
° Vai ter jogão de bola no Mangueirão, que era casa do Leão e Papão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá