Trabalhadores em Saúde no Estado do Pará conseguem reajuste de 12%

O Sindicato dos Profissionais de Enfermagem, Técnicos e Trabalhadores em Hospitais do Estado do Pará – Sinthosp e o Sindicato dos Estabelecimentos em Saúde do Estado do Pará Sindespa (patronal) chegaram a um acordo, nesta manhã, em audiência no Tribunal Regional do Trabalho, quanto aos reajustes da data-base de 1° de setembro e a carga horária a ser cumprida em toda a rede hospitalar. A informação foi prestada pelo presidente do Sinthosp, José Francisco Pereira, que participou diretamente das negociações que quase levavam a categoria a partir para o dissídio coletivo.
Foi na segunda audiência no TRT (a primeira ocorreu ontem de manhã) que os trabalhadores em hospitais e clínicas que recebem o piso salarial da categoria conseguiram o reajuste de 12%, ficando em 6% o reajuste para quem recebe acima do piso.
Quanto à carga horária, a categoria dos trabalhadores em hospitais conseguiu chegar a um consenso com os empregadores, a maioria dos quais já havia aceitado a proposta do Sinthosp que permaneceu em 12X36 horas com folgas semanais para quem trabalha no período diurno e 6 horas para quem trabalha em regime de escala ininterrupta com revezamento. Esses funcionários também terão direito a folga semanal remunerada.
José Francisco disse que chegar a este acordo com o Sindespa foi uma vitória da categoria que se uniu para fazer as reivindicações desde o final do mês passado, às vésperas da data-base de 1° de setembro. Na verdade, acrescentou, uma boa parte dos hospitais e clínicas do Estado já havia acatado as propostas do Sinthosp, mas, como havia alguns estabelecimentos que se recusavam a fechar o acordo, principalmente no que diz respeito à jornada de trabalho no noturno, bem como, na questão do reajuste de salário, “houve a necessidade de se buscar a intermediação do Tribunal Regional do Trabalho 8ª Região, com o que, depois de várias negociações, chegou-se a um consenso”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri