Procissão das flores aviva a fé em Santa Terezinha do Menino Jesus, no Tenoné

ROBERTO BARBOSA

A jovem paróquia de Santa Terezinha do Menino Jesus, no bairro do Tenoné, em Belém, está em festividade em honra de sua padroeira, cujo dia transcorre nessa quinta-feira, ponto alto da programação religiosa que começa a partir das 18 horas, na Igreja do Divino Espírito Santo, de onde sairá a “Procissão das Rosas” com destino à Igreja Matriz, onde se realizará a solene celebração eucarística a ser celebrada pelo administrador diocesano de Belém, Monsenhor Raimundo Possidônio, e concelebrada pelo pároco, Padre Cristóvão Freitas, e pelo vigário-paroquial, Padre Gelsimar Sousa. Com uma população estimada em 40 mil habitantes, a paróquia do Tenoné foi criada por Dom Orani João Tempesta, há quatro anos, e entregue aos cuidados dos padres da congregação diocesana Movimento Providentino.
Padre Cristóvão, que foi nomeado primeiro pároco do Tenoné, conta que a festividade deste ano começou com o III Festival do Açaí, realizado no Clube São Pedro, uma das comunidades da paróquia, reunindo centenas de fiéis que consumiram açaí batido na hora, acompanhado com charque, peixe frito, churrasquinho, etc. Houve, durante o evento, sorteio de prêmios e vendas de comidas típicas tipo maniçoba, vatapá, feijoada, além de pescaria e bazar da pechincha com produtos comercializados a preços bastante acessíveis ao bolso das pessoas.
O festival começou por volta das 10 horas, se prolongou até 17 horas e, uma hora depois, já acontecia, no Tenoné, a Procissão das Bíblias, abrindo a festividade de Santa Terezinha na Igreja-Matriz. Neste ano, disse o sacerdote, as equipes tiveram de se revezar bastante no trabalho, pois, praticamente, eram dois eventos diferentes: a festividade religiosa, com a programação cultural, e o III Festival do Açaí.
Apesar do cansaço, diz Padre Cristóvão, “a população tem participado bastante e com muito fervor da programação litúrgica na matriz. Neste ano, durante a festividade, não estamos realizando missas nas comunidades, só na Matriz e a receptividade tem sido gratificante”.

PROCISSÃO DAS VELAS

Segundo o pároco de Santa Terezinha, como o Dia da padroeira transcorre às vésperas do Círio de Nazaré, não é realizada peregrinação com a imagem da santa pela comunidade paroquial que segue a programação estabelecida pela arquidiocese, relativa à divulgação do Círio e evangelização do povo. Todavia, a padroeira é homenageada com vasta programação litúrgica na Matriz, além do arraial com parque e vendas de artigos religiosos, brinquedos e comidas típicas. “São momentos de muita descontração, pois as pessoas vem para a missa e depois se divertem no arraial que já está funcionando há mais de uma semana”.
Nessa quinta-feira, Dia de Santa Terezinha do Menino Jesus, o ponto alto da programação será a “Procissão das Velas”, que seguirá pelas ruas do Tenoné até à Igreja-Matriz, onde será celebrada solene ação litúrgica que deverá reunir toda a comunidade católica do bairro, como prevê o religioso, que acrescenta que a programação relativa aos festejos em honra da padroeira se estenderá até o domingo, se encerrando com a missa das 18h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri