Dom Alberto Taveira é o novo arcebispo de Belém escolhido pelo Papa Bento XVI


Dom Alberto Taveira virá conhecer Belém em fevereiro
ROBERTO BARBOSA

O administrador diocesano de Belém, Monsenhor Raimundo Possidônio Carrèra da Mata, anunciou, na presença de doze padres do Conselho Presbiterial da Arquidiocese de Belém, às 8h de hoje, o nome do novo arcebispo metropolitano da capital paraense, o décimo a ocupar o cargo. Trata-se do mineiro de Nova Lima, Minas Gerais, Dom Alberto Taveira Corrêa, de 59 anos, atual arcebispo metropolitano de Palmas, no Estado do Tocantins e ex-bispo auxiliar de Brasília.
A escolha foi feita entre três nomes enviados ao Sumo Pontífice, em Roma, sendo o escolhido um dos que vinham sendo mais cotados. Trata-se de um bispo simpatizante da Renovação Carismática Católica e que, segundo diz Monsenhor Cid, já esteve duas vezes em Belém pregando retiros, porém, pouco conhece a cidade. Em fevereiro, Dom Alberto Taveira deverá vir à capital paraense para fazer um reconhecimento da área, afinal, serão 59 paróquias a administrar juntamente com milhares de comunidades em toda a zona metropolitana.
Dom Alberto Taveira deverá ser empossado no cargo no dia 25 de março de 2010 e terá a missão de dirigir os preparativos para o Círio do próximo ano, bem como, organizar a festa do jubileu dos 400 anos de evangelização na Amazônia.
Embora que já se soubesse que o Papa Bento XVI já havia feito a sua escolha, o nome era mantido sob sigilo pontifício pelo administrador diocesano de Belém desde domingo passado.
Segundo informações na Cúria Metropolitana, onde ocorreu a coletiva de imprensa na manhã de hoje, exatamente no horário marcado, a nomeação de Dom Alberto Taveira foi feita no dia 8 de dezembro, porém, somente uma hora antes do anúncio oficial, Monsenhor Cid comunicou o nome aos doze padres que compõem o Conselho Presbiterial.
Um pronunciamento do novo arcebispo metropolitano de Belém, por escrito, foi lido ontem durante a coletiva de imprensa, onde Dom Alberto Taveira diz que “os insondáveis caminhos de Deus me conduziram a Belém do Pará, como sucessor do grande Arcebispo Dom Orani João Tempesta, hoje Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro. Recebi a notícia de minha nomeação do dia 8 de dezembro do corrente ano, após a celebração da Santa Missa da Solenidade da Imaculada Conceição. Confiei à Virgem Maria, Nossa Senhora de Nazaré, a resposta positiva ao novo chamado de Deus, através do Papa Bento XVI, ao qual agradeço a confiança ao nomear-me para uma Sede de tamanho prestígio e de notável história religiosa”.Ouvido pela nossa reportagem, Monsenhor Cid afirmou que a Igreja de Belém está de portas abertas para receber o novo arcebispo, e que ele irá permanecer no cargo de administrador diocesano até o dia 25 de março. Nesse meio tempo, irá preparar a posse do novo arcebispo, bem como irá fazer um relatório de como estão as coisas na Arquidiocese de Belém. “Certamente que Dom Alberto Taveira irá se acostumar com o nosso cardápio de açaí, tacacá, vatapá, caruru, peixe assado de brasa e acostumar-se, tornando-se um paraense nato igual ao que aconteceu com Dom Vicente Zico e com Dom Orani João Tempesta”, brincou Monsenhor Cid.
Logo mais, às 19h, Monsenhor Cid concelebra missa solene na Catedral Metropolitana de Belém, em ação de graças pela nomeação do novo arcebispo metropolitano, Dom Alberto Taveira Corrêa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri