Presidente da IOEPA está ameaçado de morte na cidade de Paragominas

ROBERTO BARBOSA

O presidente da Imprensa Oficial do Estado do Pará (IOEPA), da Federação dos Trabalhadores o Comércio e Serviços dos Estados do Pará e Amapá (FETRACOM), do Sindicato dos Trabalhadores em Hospitais (SINTHOSP) e da União Geral dos Trabalhadores no Pará (UGT), sindicalista José Francisco Pereira, está ameaçado de morte pelo presidente afastado do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Paragominas (Sintracpar), Francisco Rodrigues, mais conhecido por “Custódio”, o qual foi denunciado, ontem, na Divisão de Investigações e Operações Especiais, através de sua Delegacia de Ordem Administrativa. Custódio, segundo relato de uma testemunha, teria entrado em contato, inicialmente, com um pistoleiro em Paragominas, identificado como Lindomar Ribeiro, para executar o sindicalista, mas esse lhe cobrou a importância de R$ 50 mil. Como o acusado achou muito caro o preço, foi informado pelo próprio pistoleiro que outro, conhecido por “Pitot”, de Castanhal, poderia fazer o “trabalho” por um valor menor. Deste modo, Custódio entrou em contato com esse segundo e contratou o “serviço”, há dois meses, pelo valor de R$ 5 mil.
José Francisco disse em depoimento na DIOE que tomou conhecimento do fato através da testemunha que lhe procurou e que aceitou, também, falar na Polícia, acerca do caso.
Para o sindicalista, ele está ameaçado de morte por conta do afastamento de Custódio da presidência do Sintracptar, uma vez que esse cometeu uma série de irregularidades, entre as quais, não pertencer à categoria dos trabalhadores comerciários, o que fez com que a Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços dos Estados do Pará e Amapá deliberasse, pela sua retirada do cargo, ao qual foi empossada a sindicalista Suely, que já foi ameaçada de morte pelo ex-dirigente do sindicato. Segundo consta, Custódio invadiu a sede do Sintracpar armado de terçado para intimidar Suely, que tem o total apoio da FETRACOM.
Ainda no depoimento de José Francisco prestado na DIOE, constam os nomes de Jair Holanda e Cândido, como cúmplices que providenciaram a foto do sindicalista para que o pistoleiro pudesse executar o crime.
Ouvido pela sua Assessoria de Comunicação Social, o sindicalista José Francisco Pereira disse temer por sua vida, assim como, de todos os sindicalistas que estão labutando no Sintracpar, pois, em junho deste ano, em Redenção, outro companheiro sindicalista, Josenaldo Alves da Silva, de 25 anos, também foi assassinado, vítima dessa violência que está tomando conta do mundo sindical no Estado do Pará.
De acordo ainda com José Francisco, ele irá denunciar a ameaça de morte de que está sendo vítima durante o Seminário de Prática Anti-Sindical que será realizado em Belém entre os dias 15 e 16 deste mês, no Hotel Regente, pela Organização Internacional do Trabalho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri