A pergunta que não cala sobre aposentadoria pelo INSS

O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, que teria dito que quem se aposenta cedo é vagabundo, apesar de ter se aposentado aos 37 anos, como professor catedrático da Universidade de São Paulo, reconheceu hoje uma verdade, durante entrevista ao jornal "O Estado de S. Paulo". Disse que há uma grande diferença entre a aposentadoria no serviço público e a aposentadoria da iniciativa privada, dependendo o Instituto Nacional do Seguro Social - INSS.
Para quem não lembra, FHC, que governou o Brasil com o PSDB por oito anos, foi o autor do famigerado Fator Previdenciário, que condena o trabalhador brasileiro a trabalhar até a morte para se aposentar.
FHC ganha salário de R$ 22,1 mil como professor catedrático aposentado da USP, acima do teto. Ele disse que é "um salário razoável" e que não ganha aposentadoria de ex-presidente da República nem de ex-parlamentar.
De acordo com o "Estadão", FHC falou que, O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,acho-razoavel-diz-fhc-sobre-salario-que-recebe-na-usp,1597340O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,acho-razoavel-diz-fhc-sobre-salario-que-recebe-na-usp,1597340"comparado com o que se ganha no setor privado, aí significa muito, porque a aposentadoria do INSS é muito baixa". E acrescentou: "Não é da USP que é alta. O outro (do INSS) que é baixo".
Agora, FHC é oposição, mas, quando esteve no governo, não fez absolutamente nada para que o sistema mudasse e o trabalhador merecesse uma aposentadoria mais justa, mais compensadora. Não quero dizer que o governo da presidente Dilma Rousseff, do PT, está fazendo a diferença. Não! Em absoluto. Dilma assinou embaixo a linha FHC, não fez diferença alguma e o povo continua fazendo das tripas coração para poder sobreviver, especialmente quem ganha o mísero salário mínimo, que deveria estar na casa dos R$ 4 mil para que as pessoas vivessem com o mínimo de dignidade. As aposentadorias seguem a mesma linha e, em vez de aumentarem, ficam cada vez mais defasadas.
Quero dizer sim, que governo nenhum melhorou a vida do sofrido povo brasileiro, e que, tanto FHC quanto Dilma, são farinha do mesmo saco.

PS - Reeleita, Dilma presenteou o povo com reajuste do preço dos combustíveis; não está conseguindo frear a escalada da inflação e está jogando no ombro do contribuinte a conta que deveria ser paga pelo governo que não soube controlar os gastos. O governo petista já prevê, para 2015, Imposto de Renda mais caro, além, lógico, de reajuste na tarifa de energia elétrica que, no Pará, é injusta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá