Concórdia preparada para três dias de folias

Roberto Barbosa
A cidade de Concórdia do Pará, na região do Vale do Acará, Nordeste do Estado, a 150 quilômetros de Belém, se preparou durante vários meses para receber, a partir desta sexta-feira, visitantes de Belém, Acará e Tomé-Açu em sua maioria, para vivenciar a folia de Momo que hoje começa, com pontos fortes principalmente no domingo, segunda e terça-feira, sempre no horário de 16 às 3 horas da madrugada. Neste ano, a prefeitura local espera reunir na Praça Gabriel Penha, sambódromo concordiense, em torno de cinco a seis mil pessoas entre visitantes e munícipes que estarão se divertindo ante as atrações a se apresentarem no corredor do samba.
Segundo o vice-prefeito Elias Santiago, o carnaval de Concórdia do Pará é um dos melhores da região do Vale do Acará, também chamada região Guajarina, daí atrair o grande número de visitantes oriundos de municípios vizinhos. Em função disso, a prefeitura fez investimentos no sambódromo, assim como já dotou a cidade de infra-estrutura capaz de receber o grande número de visitantes que, obviamente, deixam cifras para os cofres do município, dado que movimentam o comércio local formal e informal, portanto, colocando na cidade, moeda em circulação, unindo o movimento da economia e da folia.
Em Concórdia do Pará, há três tradições do carnaval de rua: dos blocos de empolgação, da escola de samba que reúne os brincantes de todos os cinco blocos e o baile das virgens, que reúne homens vestidos de mulher e vice-versa, toda sorte de fantasias e onde todo mundo se veste do jeito que imagina e deseja.
Elias Santiago destaca que as crianças não são esquecidas, daí haver programação carnavalesca voltada para os pequenos, com fantasias a contento.

Programação

Nesse sábado acontece, a partir das 16h, o primeiro “Grito do Carnaval”, com animação da aparelhagem sonora Aki Som, bandas Mid & Batista da Guitarrada, Suvaco de Mambira e artistas da terra. No domingo ocorrem os desfiles dos blocos Portelinha, Cupido, Mebéja, Los Morenos e Papa-Xibé, além das Rainhas das Rainhas, tudo ao som do Aki Som e Banda Amazonas. Segunda-feira, todos os blocos se unem e fazem as alas da única escola de samba da cidade, a “Escola de Samba Vai Quem Quer”. Participação do Aki Som e banda Axé & Cia. E, encerrando com chave de ouro a programação do Rei Momo, na Terça-Feira Gorda, ocorre o Baile das Virgens, com a cobertura do Aki Som, reunindo todos os brincantes e visitantes que querem se divertir diante do carnaval de Concórdia do Pará.
Conforme o vice-prefeito, há toda uma organização, segurança e os festejos não passam das 3 horas para evitar perturbação ao sossego das pessoas que precisam dormir e descansar para trabalhar no dia seguinte, independente dos feriados.(R3 Comunicação)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá