Cinzas abrem a Campanha da Fraternidade

Roberto Barbosa

Desde as 6h de hoje, a Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil abriu, oficialmente, o tempo da Quaresma, com lançamento oficial em Brasília (DF), da Campanha da Fraternidade, que se repete há exatos 45 anos e tem como tema neste ano, “Fraternidade e Defesa da Vida” e lema “Escolhe, pois, a vida”. É um tempo que, no calendário litúrgico, lembra os quarenta anos do exílio do povo de Israel no Egito, bem como, os quarenta dias de jejum de Jesus Cristo no deserto e que culminam com a sua paixão, morte e ressurreição.
Enfim, trata-se do tempo de reflexão sobre a vida e os ensinamentos de Jesus e o enquadramento dos cristãos do mundo inteiro nesse contexto religioso e dogmático.
Padre Nilo Luza, redator do semanário “O Domingo”, pontua em seu editorial que nesta abertura do tempo quaresmal, a partir do Evangelho, deve-se observar três práticas fundamentais que “envolvem a pessoa com o próximo (esmola), com Deus (oração) e consigo mesmo mesma (jejum)”, daí porque, no Brasil, a Igreja só pede dois dias de jejum simbólico apenas de carne vermelha: hoje, Quarta-Feira de Cinzas e Sexta-Feira Santa.
Mas a Quarta-Feira de Cinzas é também uma forma de “desagravo” aos pecados cometidos contra o Sagrado Coração de Jesus durante a festa da carne.
Nesta manhã, Dom Orani João Tempesta concedeu entrevista coletiva na Arquidiocese de Belém, ocasião em que falou sobre a CF 2008 e a Quaresma, e sobre a Missa de Abertura da campanha, que ocorre nesse domingo, 10, às 9h, no ginásio da Universidade do Estado do Pará, à Avenida Almirante Barroso, no bairro do Marco, em Belém. À noite de hoje, o arcebispo metropolitano também celebra Missa Solene de imposição de cinzas, a partir das 19h, na Catedral de Nossa Senhora do Carmo, na Cidade Velha, zona nobre da capital paraense.

SALADA

º Dom Orani João Tempesta já está totalmente recuperado do acidente que sofreu em uma ilha perto de Outeiro, na periferia de Belém, cerca de um mês atrás.

º O Carnaval foi de muita violência em Belém, inclusive no trânsito.

º Ainda ontem, por volta das 7h, uma senhora foi atropelada e morta por um automóvel Palio Branco, que era dirigido em alta velocidade pela Avenida João Paulo II, no bairro do Souza.

º Motorista, que possivelmente estaria embriagado, perdeu o controle da direção e jogou o veículo sobre a vítima, que fazia caminhada ao lado de uma vizinha, pela calçada de pedestres.

º Depois do acidente que matou a vítima na hora, o condutor irresponsável fugiu em alta velocidade, sem que a numeração da placa do carro fosse anotada.

º Detalhe: o acidente ocorreu bem em frente ao quartel do Batalhão de Polícia Ambiental.

º Toda uma família ficou enlutada, na maior tristeza, com as filhas abraçando o corpo da mãe, pedindo aos prantos que ela levantasse dali.

º Até o final desta edição, o condutor do carro atropelador ainda não havia sido identificado.

º Rede Macro em Belém não aceita cartão de crédito e nem tem débito automático. Uma grande perda para bons negócios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá