Violência campeou a grande Belém no carnaval

Roberto Barbosa
Leio em um site de Belém que o feriadão do Carnaval, iniciado a 1º e encerrado a 6 deste mês, teve três mortes nas estradas federais, com 65 acidentes e 26 pessoas feridas, número este considerado alto se levar em consideração que ano passado ninguém morreu no mesmo período. Os dados foram divulgados ontem de manhã pela Polícia Rodoviária Federal, que fez ampla fiscalização para evitar a venda de bebidas alcoólicas nas estradas, apesar de não ter sido assim nas rodovias estaduais e municipais. Eu vi, por exemplo, bebidas sendo comercializadas normalmente ao longo da estrada de Mosqueiro.
Mas, se, de um lado, aumentou o número de mortes nas estradas federais no Pará, os números apresentados pelo Instituto Médico Legal do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves são bem diferentes.
Houve bem mais mortes, aí se incluindo atropelamentos, assassinatos, etc.
Por exemplo, na manhã de Quarta-Feira de Cinzas, resquício de uma noite intensa de farra na Terça-Feira Gorda de Carnaval, a senhora Osmarina da Costa, teve morte horrível ao ser colhida por um automóvel Palio branco, táxi, placa ignorada, quando caminhava pela Avenida João Paulo II, em frente ao quartel do Batalhão de Polícia Ambiental.
O condutor do veículo, segundo testemunhas, perdeu o controle da direção e jogou seu carro sobre a pobre mulher que, ao ver que seria colhida, só gritou: “Ai, meu Deus!” Foram suas últimas palavras.
Ela morreu com fratura do crânio e escoriações graves por todo o corpo, que foi removido para o IML, onde não havia médico legista para fazer a necropsia com rapidez. Afinal, era Quarta-Feira de Cinzas e havia uma espécie de “meio feriado”.
De manhã, dona Osmarina acordou cedo, tomou café, chamou seu esposo Antonio do Carmo e disse que ia fazer a sua caminhada. Foi sua despedida, como dizia hoje de manhã o viúvo em prantos, pouco antes do enterro.
Depois de cometer o desastroso crime, o motorista pisou fundo no acelerador e tomou rumo ignorado. Possivelmente, não será identificado nem preso. Se fosse pessoa de bem, ainda que houvesse saído do local do acidente, teria se apresentado em uma delegacia de Polícia, registrado a ocorrência para a liberação do seguro para a família enlutada. Ele responderia ao processo por homicídio culposo. Diante da fuga, acredito seja um assassino em potencial, que mata sem piedade, foge e está prestes a cometer quantos crimes o destino colocar em sua frente. É a certeza da impunidade que precisa acabar neste país.

SALADA

º Uma nova central do TRE será entregue na próxima segunda-feira à população do bairro da Pedreira. Irá funcionar com tudo o que tem direito na Travessa Pirajá, entre Visconde de Inhaúma e Marquês de Herval.

º Com a Campanha da Fraternidade 2008 em favor da vida, Igreja Católica pretende dar coro à bandeira de combate ao aborto e à eutanásia, luta antiga que gera polêmica na sociedade e nos corredores do Congresso, em Brasília.

º Para quem não sabe, Terça-Feira Gorda de Carnaval e 8 de Dezembro (Nossa Senhora da Conceição), são feriados populares e não oficiais. Apesar disso, os bancos não abrem nesses dias. Aliás, os bancos, no Carnaval, só retornam aos trabalhos normais na Quarta-Feira de Cinzas, depois do meio-dia.

º Esses feriados populares, quando trabalhados, nem sempre as empresas querem pagar.

º Mosqueiro está sujo e abandonado, mas o Carnaval na Ilha foi legal, com muita diversão.

º O Mercado do Guamá, a cada dia que passa, está mais abandonado. Senão bastasse a visível sujeira exposta, agora, em tempos de fortes chuvas, o mercado vai à deriva. A prefeitura bem que poderia dar voltinha por lá, para confirmar a precária situação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá