Governo não desiste da Usina de Belo Monte

Apesar de reconhecer o potencial do Rio Xingu para a geração de energia elétrica, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) decidiu que a Usina Hidrelétrica de Belo Monte será a única construída no rio.
A resolução determina também que a Eletrobrás realize estudos antropológicos sobre as comunidades indígenas que estão na área do aproveitamento hidrelétrico e ouça as comunidades afetadas pelo empreendimento.
O documento, assinado pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, lembra que o trecho do Rio Xingu onde está prevista a construção da usina de Belo Monte tem uma queda natural e vazão significativas, que permitem a geração de energia em um único aproveitamento. Assim, a usina poderá gerar uma energia média elevada, que poderá ser integrada ao Sistema Interligado Nacional.
A resolução do CNPE, que será publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, ressalta a importância da região para a conservação da diversidade biológica e da proteção da cultura indígena. Segundo o conselho, a Eletrobrás deverá continuar realizando os estudos para o desenvolvimento e a conclusão da usina.
A usina de Belo Monte deverá gerar 11 mil megawatts a partir de abril de 2014. O leilão para definição do consórcio responsável pela construção da hidrelétrica deve ser realizado em outubro de 2009.

SALADA
°Ministro presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, fumou o cachimbo da paz com o ministro da Justiça, Tarso Genro.
°As relações entre os poderes Judiciário e Executivo azedaram depois da polêmica sobre a liberação dos ricos criminosos envolvidos em milionários golpes de corrupção, entre eles, o banqueiro Daniel Dantas e o ex-prefeito de São Paulo, Celso Pitta.
°Mendes considerou as prisões arbitrárias, de parte da Polícia Federal.
°Seja questão jurídica, seja atos abusivos da PF, certo é que, os acusados, não estavam praticando negócios decentes.
°Então, onde ficam a moral, a decência e a ética?
°Começou a festa de Sant'Ana da Campina, no bairro do Comércio em Belém, com a Segunda Semana Missionária, que encerra sábado. No domingo, o Pároco da igreja, Padre Antonio Beltrão, faz a abertura da semana festiva.
°Está ficando cada vez mais rara a presença de deputados e senadores no Congresso. Nas assembléias legislativas e nas câmaras municipais, nem se fala.
°A governadora Ana Júlia Carepa e o prefeito Duciomar Costa irão ouvir de José Francisco, presidente da UGT-PA e Fetracom, que Belém não tem infra-estrutura para receber os congressistas que irão participar aqui, em janeiro de 2009, do Fórum Social Mundial.
°Aqui, a maioria dos funcionários de hotéis, restaurantes e motoristas de táxis e ônibus, não sabe falar direito nem português, que dirá, inglês, a chamada língua universal.
°Mas a UGT vai propor uma parceria para os governos Estadual e Municipal, no sentido de qualificar esses profissionais para estarem aptos a receber nossos visitantes no início do ano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri