INFORME PUBLICITÁRIO: Simpósio de medicina da Unimed é avaliado como de grande sucesso


Auditório montado no Casarão Eventos ficou lotado na noite de abertura do II Simusp


Flávia Lisbôa
De Marabá

Encerrou domingo (22) o II Simpósio de Medicina da Unimed Sul do Pará (Simusp), que estava ocorrendo desde a última quarta-feira (19) no Casarão Eventos, em Marabá. Com o tema “Saúde para debater e integrar”, o evento teve palestrantes de Marabá, Belém, Goiânia e até mesmo a doutora em neurociência, internacionalmente conhecida, Suzana Herculano-Houzel, que fez a abertura do II Simusp com a palestra “Fique de bem com o seu cérebro”.
Avaliado como um sucesso por todos participantes, o Simusp é um evento realizado pela Unimed Sul do Pará e este ano contou com a coordenação da Castilho Propaganda, com o objetivo de reunir médicos, enfermeiros e outros profissionais da área de saúde de Marabá e região em quatro dias de debate científico, em busca de melhorias na saúde do Sul e Sudeste do Pará.
Tarcízio Franzosi, diretor financeiro da Unimed e curador científico do II Simusp, diz que o objetivo do evento é o de integrar toda a classe médica de Marabá e região sul e sudeste do Pará. “Queremos mostrar para a sociedade a evolução da medicina e da área pára-médica da região. Mostrar que a classe médica da região está se importando com o que há de melhor e mais novo em todo o país”, destaca.
A exemplo disso, destaca-se a palestra da Suzana Herculano-Houzel, que, segundo ela, tem o fim de mostrar as novidades da neurociência sobre as pesquisas do cérebro. “Além de conhecer as novidades, devemos saber como esses conhecimentos podem ser usados na vida cotidiana, para que tenhamos uma qualidade de vida cada vez melhor”, argumenta Suzana.
O final do evento foi marcado por um almoço, no O Casarão, e sorteio de brindes como jalecos, estetoscópio, aparelho de DVD e notebook.


Organizadores definem objetivo do Simusp

O médico Jorge Bichara, presidente da Unimed Sul do Pará, explica que além de ser um congraçamento da classe médica e outros profissionais da saúde, o Simusp é uma oportunidade de aperfeiçoamento científico. “O Simusp foi pensado pela Unimed Sul do Pará por acreditarmos que não podemos nos limitar a prestação de serviços de saúde. Além de outras atividades que contemplam a responsabilidade social da Unimed, a entidade também incrementa essa questão científica entre seus cooperados e a comunidade médica em geral de Marabá e região”, destaca Jorge Bichara.
Juarez Dias Brito, diretor administrativo da Unimed Sul do Pará, destaca que O Simusp é um compromisso da Unimed com a sociedade médica de Marabá e da região sul do Pará. “É uma oportunidade para que o médico da nossa região consiga trocar experiências com outros profissionais daqui e de outras regiões do Estado e até de outras partes do país. É um momento de avaliar o nosso trabalho e comparar com o trabalho de quem tua em outras regiões”, explica.
Sebastião Batista de Souza, vice- presidente da Unimed Sul do Pará, diz que para as pessoas que moram em Marabá, distante cerca de três mil quilômetros dos grandes centros, como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, “ter um evento dessa natureza, onde a gente pode compartilhar conhecimentos, num ambiente agradável e com palestrantes até de nível internacional, é motivo de orgulho muito grande. E para nós, que estamos aqui há mais de vinte anos, que vimos esse lugar nascer, onde os barracos ainda eram de madeira e hoje assistir um evento dessa envergadura, o orgulho é maior ainda”, comemora o médico.

Simpósio tem perspectivas de crescimento
Oportunidade de atualizar conhecimentos, congraçamento entre profissionais da classe médica e aproximação desse público com empresas ligadas a área de saúde são os três principais pontos abarcados pelo Simusp na opinião de Eugênio Alegretti, diretor-geral da Unimed Sul do Pará e curador organizacional do Simusp. E a expectativa é que esses objetivos sejam alcançados com cada vez mais amplitude.
Eugênio explica que o trabalho envolvido na realização do Simusp e a preocupação da Unimed Sul do Pará com a qualidade do evento faz com que o simpósio seja bianual. E a expectativa para a terceira edição do evento já está levantando idéias nos organizadores, de forma que supere a edição que acabou de ser realizada, assim como o II Simusp superou a primeira, realizada em 2007.
“A concretização do Simusp requer meio ano de trabalho. Foram seis meses de preparação, reuniões e envolvimento de vários profissionais. Estamos sim tirando lições desse segundo Simusp para trazer à população de Marabá e região o terceiro Simusp já bem melhorado. Isso mostra nosso empenho em estarmos evoluindo cada vez mais”, observa Eugênio, completando que a superação em relação a edição anterior foi considerável, principalmente em relação a qualidade das palestras.
“Isso foi calculado, principalmente, pelos comentários das pessoas que participaram das palestras, falando que o aproveitamento, no sentido de acrescentar algo, foi de 100%, por serem mesmo de excelente qualidade”, comemora Eugênio.
Ele destaca ainda que um evento como o Simusp reforça a necessidade de trabalhar para tornar Marabá um pólo de saúde, desenvolvendo a cultura do evento científico no município, com a preocupação de melhorar a qualidade técnica dos profissionais da área de saúde.

Participantes elogiam iniciativa da Unimed
Como Marabá e região são carentes de eventos como o Simusp, que oportunizam atualização de conhecimentos para profissionais da saúde, a presença da classe no evento foi maciça e a iniciativa da Unimed elogiada por todos que participaram do Simusp.
Marcos Almeida, enfermeiro que atua em Marabá, foi um dos que parabenizou a Unimed pela realização do seminário, por trazer novidades da área da saúde. “O Simusp foi desenvolvido com muita grandeza e contemplando a carência desse tipo de evento na nossa região, já que as nossas universidades locais não têm cursos na área de saúde e com isso ficamos à mercê da falta de oportunidades de enriquecer nossos conhecimentos e, por conta disso, o Simusp está sendo muito importante para nós”, fala o enfermeiro.
Rita de Cássia Alves Araújo, técnica de enfermagem, garante que o seminário ajudará na sua atuação no mercado de trabalho. “Para mim, que sou técnica de enfermagem e acadêmica de gestão em saúde, essa é uma oportunidade única, oferecida pela Unimed Sul do Pará. Trata-se de um evento de excelente qualidade, de ótima estrutura e posso dizer que aprendi muito como acadêmica e futura gestora desse município”, observa a acadêmica.
Técnica em vigilância sanitária, Patrícia Assis da Vitória elogia a estrutura do evento e a qualidade das palestras. “A Unimed deu total conforto para todos os participantes e as palestras foram todas muito proveitosas. Os palestrantes interagiram com no público, responderam questões e por tudo isso, fazemos uma excelente avaliação do evento, que já nos deixa na expectativa do próximo Simusp”, elogia Patrícia.

Patrocinadores acreditam na importância do Simusp
Outro ponto levantado por Eugênio Alegretti é o trabalho com os parceiros na realização do evento. E uma prova disso foi que os patrocinadores do II Simusp tiveram estandes montados dentro do Casarão Eventos, oportunizando a aproximação com os participantes do seminário.
Eugênio destaca que “o Simusp não tem a pretensão de ser um evento da Unimed, mas da classe médica, dos atores do setor de saúde. Então, conseguimos agregar aqui no Simusp vários parceiros, como hospitais, clínicas, fornecedores, corretores de seguro, e fomentadores dessa área como a Unicred Belém”, analisa.
Ari Ferreira, gerente comercial do Biotest, avalia que a Unimed Sul do Pará é muito feliz ao trazer informações à classe de saúde, por meio do simpósio. “Estamos localizados em uma região bastante distante dos centros de informação do país, e até mesmo da região, então a importância de um evento com este é fantástica, porque está trazendo informações a quem se propõe a trabalhar no interior do Estado. O Biotest foi parceiro da Unimed na primeira edição do Simusp e agora não poderia ficar de fora e, acima de tudo, de contribuir com o evento, por sentirmos a necessidade de transformar essa região num momento melhor não só para a saúde, mas em todos os aspectos multidisciplinares da nossa sociedade”, observa o gerente.
Cesário Julio Melo, gerente comercial da Ortek, afirma que a empresa é parceira da Unimed Sul do Pará há cerca de cinco anos. “São cinco anos de entrosamento com a Unimed e o principal objetivo do nosso patrocínio é a divulgação científica, o conhecimento de novas tecnologias, novos métodos e a Ortek é uma empresa que traz essas novidades para o mercado de Marabá”, assegura.
Os patrocinadores do Simusp foram Implansul, Laboratório Santa Marta, Imune, Incor Marabá, Maspará, Unicred, Hospital das Clínicas (Parauapebas), Ortek e Biotest. Esses dois últimos foram patrocinadores másteres do evento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri