Nunca desista de seus direitos

ROBERTO BARBOSA

Estive conversando, sábado passado, com trabalhadores da orla fluvial de Icoaraci, os quais se mostraram interessados em aprender, pois estão desinformados quanto a seus direitos e deveres no que concerne ao pagamento do INSS, na condição de autônomos.
Queriam saber se, caso não paguem, quais são seus direitos, quando eu respondi que, no mínimo, terão direito apenas ao salário baixo de aposentado por velhice e nada mais.
Instrui-os que, pagando como autônomos, se não muito, pelo menos terão direito a se aposentar por tempo de serviço e, em caso de virem adoecer, podem requerer a licença/benefício, um direito de quem paga seus impostos.
É bem verdade que em nosso país tudo é difícil. Quando se trata de buscar direitos, o povo se vê indefeso, ninguém informa nada, um funcionário público empurra a “bomba” para o outro, uma lástima. Mas tem muita coisa que funciona e que, quem sabe se virar, acaba conseguindo.
Como eu digo, não é fácil. As barreiras são muitas. Só que a gente tem de ter paciência para fuçar, para correr atrás.
Nem sempre a gente consegue, ou, quando consegue, já nem adianta mais.
Aconteceu comigo, quando eu era bastante jovem e perdi meus pais. Nunca consegui sacar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS do papai.
Passados mais de vinte anos, meu irmão se interessou e foi atrás. O dinheiro, depois de tantos anos, somava apenas R$ 200,00. Este é o Brasil de Justiça que esses governantes safados nos apresentam travestidos com dados irreais e exibidos nos programas políticos do horário nobre da televisão brasileira e, o que é pior, com o beneplácito das autoridades da Justiça Eleitoral.
Mas, como eu falava anteriormente, não devemos desistir. Temos de correr atrás dos nossos direitos, do nosso dinheiro, porque o que não falta, são bandidos querendo abocanhar o pouco que se tem. E eu não estou falando do bandido fedorento que anda pelas ruas armados. Estou falando do bandido de colarinho branco, para os quais a gente tem de se humilhar e eles nos esquecem, nos ignoram, depois que estão travestidos de um cargo público, de autoridade.

SALADA
° Comércio já é todo Natal na capital paraense. As crianças estão animadas, na expectativa do presente do Papai Noel.
° Esta magia ainda contagia o espírito das pessoas que, nesta fase, buscam esquecer um pouco dos tantos sofrimentos do dia a dia e das injustiças.
° Plano Uniodonto e IbCard estão na mira da Justiça por inúmeras trapalhadas com os clientes que se sentem lesados e fazem constantes denúncias contra essa fábrica ilegal de dinheiro.
° E tem lojas ajudando nessa ladroagem, como a C&A, onde há pessoas estúpidas, mal educadas e prontas para enfrentarem o cliente como se esse fosse o bandido da história.
° Domingo retrasado ocorreu o Círio de Nossa Senhora das Graças, na vila de Marudá, município de Marapanim.
° A festa foi bastante concorrida, mantendo uma tradição que dista quase vinte anos.
° Linha de ônibus João Paulo II/Ver-o-Peso tem deixado muito a desejar. Os ônibus custam a passar nos pontos de parada e, seus motoristas, sempre apressados, acabam “queimando paradas”. Resultado: todo mundo chega atrasado em seus compromissos e ainda viaja em veículos superlotados.
° Celpa também está deixando a desejar. Falta energia elétrica várias vezes em alguns pontos da capital paraense e tem gente recebendo duas vezes ao mês pela conta de energia, o que é desleal, pois não dá tempo ao consumidor para respirar.
° Arrumar emprego é uma aventura nos dias de hoje. A melhor opção é o concurso público, mas, detalhes: o candidato tem de estudar bastante e rezar demais para passar e ser chamado, pois tem muita gente que passa no concurso mas jamais é convocado.
° Coisas do Estado...

Comentários

Unknown disse…
brevemente estarei ai lutando pelo povo de s.joão da ponta que foi onde vivi minha infancia,e ki agora está sendo governado por pessoas inadiplentes,mas isso acabara muito em breve kem me conhece sabe ki lutarei pelo melhor

Postagens mais visitadas deste blog

Povo esquecido e abandonado no Tapanã

Comportamento de vereador, candidato a prefeito, chama atenção da população do Tauá

A hora e a vez da pesca artesanal se materializa com o festival em Igarapé-Miri